fbpx
Fronteira canada us fechada - COVID-19: Fechamento da fronteira Canadá-EUA ampliado para 21 de outubro

COVID-19: Fechamento da fronteira Canadá-EUA ampliado para 21 de outubro

O Canadá anunciou que sua fronteira sul permanecerá fechada até pelo menos 21 de outubro de 2020, em um esforço contínuo para impedir a disseminação do COVID-19. Esta é agora a sexta extensão do fechamento da fronteira entre os dois países. Continue lendo para maiores detalhes.


Quando o fechamento das fronteiras começou?

Em meados de março deste ano, o Canadá anunciou que estava introduzindo restrições de viagem a partir de 18 de março. Originalmente, as restrições estavam em vigor até 30 de junho, mas devido aos números do COVID-19, a primeira tentativa de abertura das fronteiras logo passou de 31 de julho para o atual 31 de agosto.

Mais uma prorrogação no prazo

O Ministro de Segurança Pública Bill Blair tweetou que a fronteira continuará a ser fechada para viagens não essenciais entre o Canadá e os EUA.

Esta é agora a sexta extensão do fechamento da fronteira entre os dois países.

Isso significa que os cidadãos dos Estados Unidos só podem viajar para o Canadá por um motivo essencial. As viagens essenciais incluem remessas comerciais por meio de ferrovias e caminhões, bem como pessoas que cruzam a fronteira para realizar trabalhos essenciais.

Além disso, os cidadãos canadenses e residentes permanentes nos EUA e seus familiares imediatos também podem cruzar a fronteira. Os membros imediatos da família incluem cônjuges, parceiros em união estável, filhos, pais ou padrastos.

Viagens não essenciais ao Canadá, inclusive para turismo, compras e entretenimento, ainda são proibidas.

Gestão do COVID-19 em terras do Tio Sam

Os Estados Unidos tinham mais de 6,5 milhões de casos confirmados de COVID-19 em 16 de setembro, mais do que qualquer outro país. Isso está de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O Canadá, por outro lado, teve 139.747 casos confirmados.

Mesmo levando em consideração a diferença na população, o número de casos COVID-19 nos EUA é significativamente maior do que no Canadá.

Os EUA também estão tomando medidas especiais de imigração devido ao COVID-19.

O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe novos portadores de green card, bem como trabalhadores estrangeiros temporários, de entrar no país, incluindo portadores de visto H1-B.

De acordo com o presidente, essa medida permitiria que os cidadãos americanos que perderam o emprego por conta da pandemia encontrassem emprego.

Coronavírus no Canadá

Os laboratórios de todo o Canadá realizaram mais de 6 milhões de testes, com uma taxa de 2,1% de resultados positivos. Isso é de acordo com a Dra. Theresa Tam, diretora de saúde pública do Canadá. Isso significa que mais de 15% da população canadense foi testada.

O Dr. Tam também emitiu uma declaração exortando os canadenses a seguir as recomendações das autoridades de saúde pública, incluindo o distanciamento físico e evitando locais lotados.

Além disso, houve um aumento no número de casos relatados diariamente em todo o Canadá, chegando a mais de 900 casos diários, causando preocupações para uma segunda onda e, possivelmente, bloqueio.

Imigração canadense em tempos de pandemia

Em contraste com o seu vizinho, o Canadá continua a processar os pedidos de imigração e está comprometido em receber imigrantes e trabalhadores estrangeiros temporários.

Por esse motivo, muitos indivíduos que antes estavam interessados ​​em imigrar para os EUA estão voltando sua atenção para o Canadá. Além disso, muitos trabalhadores estrangeiros temporários que residem nos EUA estão procurando imigrar para o Canadá devido ao seu status de imigração incerto.

A imigração dos EUA para o Canadá continua a aumentar substancialmente.

O Canadá também continua realizando sorteios regulares de Express Entry. Esta semana, o Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) convidou 4.200 candidatos à imigração para se candidatarem a residência permanente no segundo maior sorteio de todos os tempos.

Leia também: “Express Entry: Canadá emite mais 4.200 ITAs”

Muitas províncias também continuam realizando empates. Na última semana, British Columbia, Manitoba e Saskatchewan convidaram candidatos à imigração a se candidatarem a uma indicação provincial.

Como ficam os brasileiros?

O Canadá também estendeu recentemente o fechamento de sua fronteira para a maioria dos estrangeiros fora dos EUA até 31 de outubro, e isso inclui o Brasil.

Saiba mais sobre restrições de viagens internacionais para o Canadá neste post “COVID-19: últimas atualizações do mês sobre restrições de viagens para o Canadá

As restrições de viagem são revisadas a cada 30 dias. Então, a considerar pelas últimas atualizações, se o Canadá determina mais uma extensão no bloqueio de seu vizinho EUA, o Brasil segue com as mesmas regras ou até mais rígidas se levarmos em consideração que os números do COVID-19 no país ainda são relativamente altos.

Fonte: Governo canadense

Até o fechamento deste post não houve qualquer pronunciamento oficial do Governo sobre o abertura ou não das fronteiras para as demais categorias de viajantes, como turistas por exemplo. Esperamos que essa situação mude logo e todos possam seguir com suas vidas normais dentro em breve.

Precisa de ajuda em seu processo de imigração durante a pandemia? Entre em contato no conosco restaurar o seu status? Entre em contato conosco clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: