Não é novidade que o Canadá precisa de mão-de-obra qualificada estrangeira, mas a pergunta que não quer calar é: “Como trabalhar no Canadá?” ou “É realmente possível conseguir um trabalho na minha área no Canadá?”. Sim, é possível.
É claro que cada profissional terá uma trajetória diferente para atingir sua realização profissional no Canadá e também não quer dizer que seja fácil, mas se a pergunta é “É possível, eu brasileiro, trabalhar no Canadá?”, então a resposta é SIM!
Vamos falar sobre oportunidades?
O governo do Canadá tem tomado decisões que têm facilitado para as organizações contratarem profissionais estrangeiros localizados em outros países e o Brasil é um celeiro para atração de talentos.
O país não tem outra saída a não ser importar mão-de-obra qualificada, caso contrário, a economia entrará em recessão. É isso mesmo! O Canadá é vítima do seu sucesso, pois é um país que oferece estabilidade para investidores e qualidade de vida para os colaboradores.
Bingo! Economia crescente e quantidade de mão-de-obra incapaz de acompanhar o mesmo crescimento. Que excelente notícia para nós estrangeiros! Nos próximos dez anos estamos com a faca e o queijo na mão para nos integrarmos no mercado e na sociedade de forma plena.
LEIA TAMBÉM: “Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023“
“Ah Lina…. não é bem assim não. Eu vi em um grupo de discussão no Facebook pessoas mencionando que não conseguiram se realizar na sua área, pessoas que contaram situações profissionais horríveis…. “. Mas é claro! Mudamos de país, não de planeta minha gente! Aqui não é perfeito.
Eu mesma tive momentos profissionais muito difíceis, mas não estou aqui? Superei, dei a volta por cima e, hoje, estou plena. Tenho clientes do Coaching Profissional que passaram e estão passando por momento difíceis, mas isso é oportunidade!
Oportunidade para crescer, fazer diferente, melhorar. A vida é assim. Altos e baixos. Dia bom e dia ruim. Dia de riso e dia de choro. E da mesma forma que vivi e conheço pessoas que viveram situações profissionais muito difíceis, eu também vivi e conheço MUITA gente que viveu momentos profissionais de plenitude absoluta!
Aliás, a minha lista de conquistas e momentos de felicidade é muito maior do que a minha lista de momentos difíceis. As oportunidades estão aqui, aos montes.
Volta e meia alguém me contata no LinkedIn a respeito de uma oportunidade profissional. E eu nem estou procurando! Essa semana fiz uma Consultoria Inicial com um engenheiro mecânico que enviou alguns currículos pelo LinkedIn e foi imediatamente chamado para entrevista, mesmo estando no Brasil!
Ele só não conseguiu o emprego porque não falava o idioma. Mas sabe o que disseram para ele? “Quando você estiver com o nível intermediário / avançado, escreva pra gente pois estamos interessados no seu perfil!”.
E agora, o que esse engenheiro está fazendo? Estudando o idioma todos os dias para, até o início do ano que vem, fazer o Coaching Profissional comigo e iniciar os processos seletivos.
LEIA TAMBÉM: “Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá“
Baixe grátis currículo no formato canadense
Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.
A gente precisa falar dos desafios
Eu poderia fazer uma lista de desafios para te apresentar: diferenças culturais, idiomas, frio intenso, solidão, entre outros…. Mas sabe qual é o maior desafio? É você mesmo! O campo de batalha é sua mente e essa luta se inicia a partir do momento em que você começa a considerar o Canadá como uma possibilidade em sua vida.
Aí a cabeça vai a mil né?
A gente pensa nisso o tempo todo e parece que tem um anjo de um lado da cabeça e um demônio do outro. Uma voz diz “Vai! Realiza seu sonho! Corre atrás! É uma super oportunidade!” e a outra voz diz “É muito arriscado. É muito difícil, quase impossível. Você não vai conseguir. Fique onde você está, é mais seguro”.
Alguém se identifica? 😉
Deixa eu te dizer uma coisa: a grande oportunidade é você quem faz! O Canadá está cheio de oportunidades sim. Digo por experiência. Eu não consigo realizar todas as oportunidades que batem à minha porta porque minha agenda está cheia!
E conheço outros brasileiros na mesma situação. Com você pode ser igual se você tiver um modelo mental de auto responsabilidade.
Isso quer dizer que, a partir do momento em que você decidir imigrar para o Canadá, você precisa assumir a liderança desse projeto de vida. Você é o responsável por planejar, se informar, estudar, organizar, economizar e administrar suas emoções.
Isso não quer dizer que você precise fazer isso sozinho! Nós estamos aqui justamente para te guiar nesse processo e diminuir seus riscos financeiros e emocionais.
No entanto, a vida é sua e eu te pergunto “Que tipo de vida você quer ter?”.
Eu me fiz essa pergunta quando ainda estava no Brasil e eu já sabia a vida que eu queria e, confesso, eu sonhava alto. Hoje vejo que, imigrar para o Canadá, foi a melhor decisão que tomei na minha vida.
O Canadá me proporcionou experiências profissionais internacionais e enriquecedoras. Devo confessar que é muito bom ganhar em dólar. Amo minha liberdade profissional. Amo colaborar com diferentes organizações e pessoas de outras culturas. Amo a vida que conquistei.
Algumas pessoas me disseram “Lina, é arriscado imigrar!”. Eu respondi “Sim, e mais arriscado ainda é ficar parado no mesmo lugar”.
Você quer sua oportunidade no Canadá? Eu quero ser sua coach para te ajudar a encarar os desafios!
Se quiser saber mais, basta enviar uma mensagem para marcarmos a sua Consultoria Inicial comigo!
Te espero no próximo artigo! #vemserfeliznocanadá

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.