Mercado de trabalho no Canadá: oportunidades e desafios

130 views

Atenção! Esse não é mais um artigo impessoal, com informações óbvias, sobre o mercado de trabalho no Canadá. Eu sou a Lina Donnard e, nesse artigo, eu vou compartilhar a minha experiência como imigrante, profissional e coach no Canadá. Se você tem o objetivo de trabalhar no Canadá, então vem comigo e boa leitura!
Atualizado em: 29 de abril de 2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Não é novidade que o Canadá precisa de mão-de-obra qualificada estrangeira, mas a pergunta que não quer calar é: “Como trabalhar no Canadá?” ou “É realmente possível conseguir um trabalho na minha área no Canadá?”. Sim, é possível.

É claro que cada profissional terá uma trajetória diferente para atingir sua realização profissional no Canadá e também não quer dizer que seja fácil, mas se a pergunta é “É possível, eu brasileiro, trabalhar no Canadá?”, então a resposta é SIM! 

Vamos falar sobre oportunidades?

O governo do Canadá tem tomado decisões que têm facilitado para as organizações contratarem profissionais estrangeiros localizados em outros países e o Brasil é um celeiro para atração de talentos.

O país não tem outra saída a não ser importar mão-de-obra qualificada, caso contrário, a economia entrará em recessão. É isso mesmo! O Canadá é vítima do seu sucesso, pois é um país que oferece estabilidade para investidores e qualidade de vida para os colaboradores.

Bingo! Economia crescente e quantidade de mão-de-obra incapaz de acompanhar o mesmo crescimento. Que excelente notícia para nós estrangeiros! Nos próximos dez anos estamos com a faca e o queijo na mão para nos integrarmos no mercado e na sociedade de forma plena. 

LEIA TAMBÉM: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

“Ah Lina…. não é bem assim não. Eu vi em um grupo de discussão no Facebook pessoas mencionando que não conseguiram se realizar na sua área, pessoas que contaram situações profissionais horríveis…. “. Mas é claro! Mudamos de país, não de planeta minha gente! Aqui não é perfeito.

Eu mesma tive momentos profissionais muito difíceis, mas não estou aqui? Superei, dei a volta por cima e, hoje, estou plena. Tenho clientes do Coaching Profissional que passaram e estão passando por momento difíceis, mas isso é oportunidade! 

Oportunidade para crescer, fazer diferente, melhorar. A vida é assim. Altos e baixos. Dia bom e dia ruim. Dia de riso e dia de choro. E da mesma forma que vivi e conheço pessoas que viveram situações profissionais muito difíceis, eu também vivi e conheço MUITA gente que viveu momentos profissionais de plenitude absoluta! 

Aliás, a minha lista de conquistas e momentos de felicidade é muito maior do que a minha lista de momentos difíceis. As oportunidades estão aqui, aos montes.

Volta e meia alguém me contata no LinkedIn a respeito de uma oportunidade profissional. E eu nem estou procurando! Essa semana fiz uma Consultoria Inicial com um engenheiro mecânico que enviou alguns currículos pelo LinkedIn e foi imediatamente chamado para entrevista, mesmo estando no Brasil!

Ele só não conseguiu o emprego porque não falava o idioma. Mas sabe o que disseram para ele? “Quando você estiver com o nível intermediário / avançado, escreva pra gente pois estamos interessados no seu perfil!”.

E agora, o que esse engenheiro está fazendo? Estudando o idioma todos os dias para, até o início do ano que vem, fazer o Coaching Profissional comigo e iniciar os processos seletivos. 

LEIA TAMBÉM: Como obter uma oferta de emprego antes de chegar ao Canadá

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

A gente precisa falar dos desafios

Eu poderia fazer uma lista de desafios para te apresentar: diferenças culturais, idiomas, frio intenso, solidão, entre outros…. Mas sabe qual é o maior desafio? É você mesmo! O campo de batalha é sua mente e essa luta se inicia a partir do momento em que você começa a considerar o Canadá como uma possibilidade em sua vida. 

Aí a cabeça vai a mil né? 

A gente pensa nisso o tempo todo e parece que tem um anjo de um lado da cabeça e um demônio do outro. Uma voz diz “Vai! Realiza seu sonho! Corre atrás! É uma super oportunidade!” e a outra voz diz “É muito arriscado. É muito difícil, quase impossível. Você não vai conseguir. Fique onde você está, é mais seguro”. 

Alguém se identifica? 😉 

Deixa eu te dizer uma coisa: a grande oportunidade é você quem faz! O Canadá está cheio de oportunidades sim. Digo por experiência. Eu não consigo realizar todas as oportunidades que batem à minha porta porque minha agenda está cheia!

E conheço outros brasileiros na mesma situação. Com você pode ser igual se você tiver um modelo mental de auto responsabilidade. 

Isso quer dizer que, a partir do momento em que você decidir imigrar para o Canadá, você precisa assumir a liderança desse projeto de vida. Você é o responsável por planejar, se informar, estudar, organizar, economizar e administrar suas emoções.

Isso não quer dizer que você precise fazer isso sozinho! Nós estamos aqui justamente para te guiar nesse processo e diminuir seus riscos financeiros e emocionais. 

No entanto, a vida é sua e eu te pergunto “Que tipo de vida você quer ter?”. 

Eu me fiz essa pergunta quando ainda estava no Brasil e eu já sabia a vida que eu queria e, confesso, eu sonhava alto. Hoje vejo que, imigrar para o Canadá, foi a melhor decisão que tomei na minha vida.

O Canadá me proporcionou experiências profissionais internacionais e enriquecedoras. Devo confessar que é muito bom ganhar em dólar. Amo minha liberdade profissional. Amo colaborar com diferentes organizações e pessoas de outras culturas. Amo a vida que conquistei. 

Algumas pessoas me disseram “Lina, é arriscado imigrar!”. Eu respondi “Sim, e mais arriscado ainda é ficar parado no mesmo lugar”. 

Você quer sua oportunidade no Canadá? Eu quero ser sua coach para te ajudar a encarar os desafios! 

Se quiser saber mais, basta enviar uma mensagem para marcarmos a sua Consultoria Inicial comigo! 

Te espero no próximo artigo! #vemserfeliznocanadá 

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Share on whatsapp
Compartilhe
Share on linkedin
Compartilhe
Share on telegram
Compartilhe
Share on twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

WEBINÁRIO

College em Quebec com bolsa de estudo

Descubra neste webinário como cursar um College em Quebec se beneficiando de uma bolsa de estudos de 10.000 CAD$. Saiba mais.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.