Restrições de viagens para o Canadá são estendidas até 21 de julho

273 views

Ministro da Segurança Pública do Canadá, Bill Blair, acaba de confirmar em seu Twitter que o país continua com suas fronteiras fechadas até o dia 21 de julho de 2021. Ele também informou que irá anunciar seu plano de reabertura da fronteira em etapas nesta próxima segunda feira. Continue lendo para mais detalhes.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 18 de junho de 2021

Atualizado em: 18 de junho de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Ainda não foi dessa vez

Logo após as declarações de Bill Blair, o governo canadense oficializou em seu site a extensão de suas restrições de viagens não essenciais até o dia 21 de julho para todo o mundo, incluindo seu vizinho de fronteira, os Estados Unidos.

Blair também twittou que mais informações estarão disponíveis nesta segunda-feira: “Como dissemos, o governo está planejando medidas para canadenses totalmente vacinados, residentes permanentes e outros que estão atualmente autorizados a entrar no Canadá e fornecerá mais detalhes na segunda-feira, 21 de junho . ”

Diante disso, todos os olhos estão voltados para a fronteira canadense, já que as atuais restrições de viagem devem expirar nesta segunda-feira, 21 de junho. A questão é: elas serão estendidas novamente?

Mesmo depois de muita discussão e informações vazadas na mídia, as autoridades continuem em silêncio até agora.

O o próprio primeiro-ministro Justin Trudeau sugeriu que a fronteira seria reaberta em fases. Trudeau afirmou que o Canadá não iniciaria a flexibilização das restrições até que 75% dos canadenses tenham sido vacinados. Hoje, esse número está em 60% da população total do Canadá com pelo menos uma dose e 8% totalmente vacinados.

Passaporte vacinação

A ministra da Saúde, Patty Hajdu, também disse que o governo poderia começar a reduzir a quarentena obrigatória já na primeira semana de julho. Só para lembrar, os recém-chegados ao Canadá por via aérea ainda devem ficar em um hotel por conta própria ao desembarcar. Assim que receberem um resultado de teste negativo, eles devem realizar o restante da quarentena obrigatória de 14 dias em seu destino final.

LEIA TAMBÉM: Quarentena obrigatória em hotéis no Canadá está chegando ao fim

Hajdu sugeriu que a nova medida se aplicaria a cidadãos canadenses e residentes permanentes que foram totalmente vacinados por uma das quatro vacinas aprovadas no Canadá: Pfizer, Moderna, Astra Zeneca e Johnson & Johnson.

Os documentos de vacinação provavelmente serão carregados através do aplicativo ArriveCAN.

LEIA TAMBÉM: ArriveCAN: Novo aplicativo obrigatório para quem estiver chegando ao Canadá

Não houve nenhum protocolo oficial lançado para crianças viajantes que não têm idade suficiente para serem vacinadas. Em uma entrevista coletiva, a diretora de saúde pública Theresa Tam sugeriu que pode haver regras diferentes para pessoas que viajam com menores.

Segundo Tam, “A primeira regra prática seria que as crianças não podem ser separadas de seus pais … Faremos com que essas perguntas e respostas sejam fornecidas”, declarando em uma entrevista coletiva em 11 de junho.

Em 17 de junho, Trudeau se reuniu com líderes provinciais para discutir a reabertura da fronteira. Detalhes da próxima fase de restrições de fronteira terão que ser divulgados na segunda-feira, sejam ou não prorrogados.

Reabertura da fronteira Canadá-EUA

A pressão para reabrir a fronteira Canadá-EUA tem sido forte em ambos os lados, mas Trudeau tem apoiado a ciência contra o clamor público. Políticos e líderes empresariais no Canadá e nos EUA têm pressionado os líderes das nações para reabrir a fronteira e reiniciar a economia para setores que foram duramente atingidos desde o fechamento de março de 2020.

O dia 22 de junho provavelmente não será o início do fim das restrições de fronteira entre Canadá e EUA, como as autoridades sugeriram no início deste mês. O ministro de Assuntos Internacionais, Dominic Leblac, disse a repórteres que a reabertura pode começar em julho. Ele também disse que pode haver datas divulgadas com o novo pedido que sinalizarão como serão as fases de reabertura.

O que não sabemos

Uma reabertura de fronteira em fases pode assumir várias formas. Isso poderia ser dividido em termos geográficos, como restrições mais rígidas à entrada em áreas do Canadá com alta contagem de casos. Além disso, como vimos com a proibição de voos em curso na Índia e no Paquistão, o governo poderia optar por tomar medidas para retardar as viagens entre certos países, algo que pode ou não afetar vigentes brasileiros. O governo está acompanhando a evolução da variante delta, que pode se tornar um fator nas decisões relativas a viagens.

Também pode haver diferenças na forma como o governo lida com a reabertura das viagens entre o Canadá e os EUA, e o Canadá e o resto do mundo. As restrições já estão divididas desta forma, sendo um pedido destinado a viajantes dos EUA e o outro a viajantes de todos os outros países estrangeiros. Existem poucas diferenças, devido à importante relação comercial e política entre o Canadá e os EUA. Algumas dessas diferenças, no entanto, afetam os viajantes.

Por exemplo, residentes permanentes aprovados que receberam seus documentos de confirmação depois de 18 de março de 2020 não estão autorizados a viajar para o Canadá para concluir o processo de desembarque, a menos que sejam residentes nos EUA. Para vir ao Canadá e ativar seus documentos de qualquer outro país, eles precisam se enquadrar em outra isenção.

Essa situação tem causado uma angustia enorme em milhares de pessoas que ficaram presas no limbo da imigração durante a pandemia, esperando apenas pela promessa de que poderão eventualmente vir para o Canadá. Isso também nos leva a outra pergunta ainda sem resposta – como a abordagem gradual afetará as pessoas por status de imigração?

Hajdu deu a entender que os requisitos de quarentena relaxados afetariam os viajantes isentos, como cidadãos canadenses e residentes permanentes, e aqueles que têm vacinas aprovadas no Canadá. Isso pode sugerir que o governo está considerando uma abordagem gradual com base no histórico de vacinação do viajante e o motivo para entrar no país.

O Canadá poderia continuar a impor restrições às pessoas com base no fato de serem ou não consideradas “viajantes essenciais”. O governo mudou os parâmetros para viajantes essenciais no passado. Notavelmente, no outono de 2020, quando mais estudantes internacionais e familiares ficaram isentos de restrições.

Na segunda-feira, o governo federal precisará responder como será a abordagem em fases, como funcionará o teste e a prova de vacinação e quais serão as novas políticas de quarentena.

Isncreva-se em nossa newsletter para receber notificações importantes sobre a situação atual de imigração no Canadá neste cenário de COVID-19.

Quem está isento das restrições de viagem?

O Canadá ainda permite que viajantes essenciais entrem no país.

  • Canadenses, residentes permanentes e seus familiares estão isentos das restrições de viagem atualmente em vigor.
  • Alguns trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais que frequentam uma instituição de ensino designada que tenha um plano de preparação COVID-19 também estão isentos.
  • Isenções também podem ser concedidas a pessoas protegidas e àqueles que desejam vir ao Canadá por um motivo de compaixão.

Para ver uma lista de todos os isentos, visite esta página do governo.

E você? já tem data para chegar ao Canadá? Já tomou sua vacina? Deixei seus comentário aqui.

Nos vemos no próximo post.

Precisa de ajuda ou aconselhamento em plano de imigração para o Canada durante a pandemia? Entre com contato cm nossos consultores hoje mesmo clicando aqui.

Modelo de Banner Blog Avaliacao Inicial

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
CURSOS

1° TURMA DO CURSO
MINHA CARREIRA NO CANADÁ

Inscrições abertas até o dia 29 de outubro.

VAGAS LIMITADAS

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.