fbpx
Pos graducao no canada - Vantagens de uma Pós-Graduação no Canadá

Vantagens de uma Pós-Graduação no Canadá

Muitos dos que investem em uma jornada para a universidade estão visando as incríveis perspectivas de carreira que terão após concluir o diploma de bacharel. Porém, ano após ano, o mercado de trabalho se torna cada vez mais feroz e, se destacar entre todos os outros recém-formados tem sido um desafio constante. Alguns aceitam que levará alguns anos para subir na carreira, mas outros estão seguindo um caminho alternativo: a pós-graduação. Entenda a seguir como funciona a dinâmica de uma Pós-Graduação no Canadá.


O que é uma Pós-Graduação?

Um curso de pós-graduação é uma qualificação relativamente mais curta do que um curso de mestrado, embora esteja no mesmo nível acadêmico. Um diploma de mestrado é composto por 180 créditos e um diploma de pós-graduação é de 120 créditos. Uma versão mais curta desta formação também está disponível: um certificado de pós-graduação, composto por 60 créditos (esse não será o nosso foco aqui).

Há uma variedade de cursos com o título de diploma de pós-graduação. Pode ser um curso profissional, um curso de prática jurídica ou mesmo um curso acadêmico.

Cursos de pós-graduação são mais comumente oferecidos em países como Canadá, Austrália e Inglaterra, além do Brasil. Os cursos de pós-graduação podem ser realizados após os alunos concluírem os programas de bacharelado.

Entre um número cada vez maior de estudantes internacionais que chegam ao Canadá todos os anos, aproximadamente 70% se inscrevem para algum curso de pós-graduação.

Qual é o valor de um curso de Pós-Graduação no Canadá?

O curso de Pós-Graduação geralmente leva de um a dois anos para ser concluído, embora programas com até um ano de duração sejam os mais populares entre os estudantes internacionais. Estes programas são vistos como um caminho mais curto para o mercado de trabalho ou para ingressar em um programa de mestrado usando os créditos como pré-requisito na admissão. Tratam-se de cursos voltados para a carreira, estágios e emprego, sendo uma opção estudo acessível com uma grande variedade de disciplinas e áreas de atuação.

Para estudantes internacionais que não desejam um alto investimento para custear a sua educação, um curso de Pós-Graduação no Canadá é uma excelente opção a ser escolhida. Muitos cursos oferecem a oportunidade de estagiar em indústrias e institutos, trazendo um retorno rápido para o seu investimento e facilidando o ingresso no mercado de trabalho canadense.

Se você estiver interessado em construir conexões com empregadores e pessoas em todo o mundo, um diploma de Pós-Graduação no Canadá pode ser o que você precisa. Além das vantagens em sua carreira, programas como este podem ajudá-lo em uma futura decisão de permanecer no Canadá como residente permanente, já que após cumprir requisitos de estudo e trabalho é possível aplicar para processos como o Express Entry.

Tempo é dinheiro

Se você é um daqueles estudantes que tem uma abordagem prática, um curso de Pós-Graduação no Canadá pode lhe interessar mais quando comparado à um mestrado, já que no mestrado a orientação geralmente é voltada para uma formação académica clássica, como a necessidade de mais créditos, mais tempo de formação e, consequentemente, um maior investimento financeiro.

Vários diplomas também incluem um estágio de trabalho conhecido como programa co-op. Os programas co-op oferecem aos estudantes a experiência em tempo real no mercado de trabalho.

Muitos cursos de Pós-Graduação também possibilitam o trabalho em tempo parcial. Essa condição dá a você a chance de obter uma renda extra e assim reduzir os custos com o seu programa de estudos. Você pode trabalhar até 20 horas por semana, durante o período de aulas, e 40 horas por semana, durante as férias.

Por que fazer uma Pós-Graduação no Canadá?

O Canadá acolhe mais de 180 mil estudantes internacionais todos os anos, sendo conhecido por sua educação de qualidade e competitividade acadêmica. Um diploma de pós-graduação canadense é reconhecido em todo o mundo e tem grande valor no mercado de trabalho internacional. Além disso, universidades canadenses cobram taxas mais baixas para estudantes internacionais se comparadas com outras universidades de países concorrentes.

Há estudos na ONU ao longo de dez anos que constatam que o Canadá continua na lista de lugares ideais no mundo para se viver. Estudantes internacionais podem se inscrever facilmente em programas de residência permanente, podendo receber convites num prazo relativamente curto se comparado a outros países na mesma condição.

Dependendo da duração de seu curso, você poderá trabalhar por até 3 anos legalmente no país utilizando o benefício da Permissão de Trabalho Pós-Diploma (PGWP).

Saiba mais sobre o PGWP neste outro post “PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Qual o nível do diploma de pós-graduação?

Os diplomas de pós-graduação são considerados pelo National Qualification Framework (NQF) um nível comparável ao de um mestrado. No entanto, eles exigem menos créditos de estudo para alcançar, quando comparados com um mestrado.

O diploma de Pós-Graduação é equivalente à um mestrado no Canadá?

O diploma não é equivalente ao mestrado, apesar de ter um nível comparável. O grau de mestre é um programa de dois anos através do qual alguém pode se tornar um mestre em uma disciplina. Por isso, os cursos pós-graduação são programas geralmente mais curtos com o foco no mercado de trabalho, uma vez que ajudam à conseguir um emprego mais rapidamente, funcionando como uma qualificação adicional para estudantes do ensino médio e bacharelados.

Posso fazer um Mestrado após o diploma de Pós-Graduação no Canadá?

Sim absolutamente. A maioria das universidades o anuncia como um curso que os alunos precisam concluir para se preparar para um mestrado. Então pode ser um caminho para você estudar se quiser continuar com um mestrado mais tarde, porém não se trata de uma regra. É possível ingressar logo para um mestrado, mas isso dependerá do perfil do aluno.

Posso fazer uma Pós-Graduação depois da graduação no Canadá?

No Canadá, após concluir seu programa de graduação regular, você pode obter uma qualificação de pós-graduação. Com certeza uma pós-graduação irá agregar um valor significativo ao seu currículo.

Posso fazer um Doutorado com um diploma de pós-graduação no Canadá?

Os diplomas e certificados de pós-graduação podem não ser suficientes como pré-requisito para o doutorado no Canadá.

Os Diplomas Pós-Graduação mais populares no Canadá

Os Diplomas Pós-Graduação mais populares no Canadá são das seguintes áreas:

  • Ciências Biológicas
  • Engenharia (Eletrônica e Mecânica)
  • Ciências da Saúde
  • Redes e Tecnologia da Informação
  • Gestão de Negócios, Turismo e Hotelaria
  • Farmácia, Enfermagem e Obstetrícia
  • Estudos da Primeira Infância

Quais são os pré-requisitos para admissão em um programa de pós-graduação no Canadá?

Em geral, para ingressar em uma pós-graduação no Canadá, o candidato deve concluir um curso de graduação relevante com uma pontuação acumulada de pelo menos 60%. Diplomas específicos, especialmente os relacionados à Gestão de Projetos ou Administração de Empresas, às vezes podem exigir que os candidatos tenham um à dois anos de experiência profissional.

No caso de cursos ministrados em inglês, o pré-requisito da proficiência em é, em geral, uma pontuação de 6,5 no IELTS, porém cursos de algumas áreas como enfermagem podem exigir uma pontuação no IELTS de 7,0.

Quanto custa o Diploma de Pós-Graduação no Canadá?

Se você é um cidadão canadense estudando no Canadá, pode esperar pagar em média CAD$ 6.838 por ano em uma graduação e CAD$ 7.086 por ano em uma pós-graduação. De acordo com o Statistics Canada, os valos médios para estudantes internacionais em 2018 e 2019 foram de CAD$ 27.159 ao ano.

Existem bolsas de estudos no Canadá?

Sim, existem bolsas de estudos. Saiba mais neste link, onde falamos um pouco sobre as bolsas de estudos no Canadá.

Qual é o potencial de ganho salarial em comparação com um mestrado?

Segundo relatos da Payscale.com, o salário após a conclusão de um diploma de pós-graduação no Canadá difere de um emprego para outro. O salário médio de um recém-formado em pós-graduação recente é de CAD$ 54K ao ano em cidades onde a taxa de empregabilidade é alta e com uma faixa salarial mais alta como Montreal, Toronto, Calgary, Vancouver e Ottawa.

Conclusão

Não há como negar que as habilidades obtidas com a pós-graduação fortalecerão seu currículo e certamente ajudarão você à se destacar entre aqueles que não obtiveram a mesma qualificação. Você estará adquirindo conhecimento em um nível superior ao que estudou durante o bacharelado, e uma pós-graduação irá ajudá-lo no desenvolvimento de competências necessárias para garantir um lugar ao sol em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, principalmente se você pretende trabalhar no Canadá após se formar.

O mercado de trabalho no Canadá é muito propenso à recompensas como salários mais altos e reconhecimento profissional para aqueles que investem constantemente em capacitação, sendo esse um dos grandes atrativos do país onde a demanda por mão de obra qualificada não pára de crescer.

Além de uma excelente infra estrutura acadêmica, o Canadá oferece a oportunidade de criar fortes relacionamentos profissionais durante o curso, e isso vai muito mais além aqui, uma vez que estamos falando de uma das nações mais multiculturais do mundo. São estudantes, professores e profissionais do mundo inteiro compartilhando suas visões e experiências de mercado de trabalho e cultura organizacional de seus países de origem. Sem dúvida, uma experiencia muito enriquecedora.

E agora? Vamos dar os primeiros passos na escolha de um programa de pós-graduação que atenda seus objetivos profissionais e quem sabe uma futura mudança para o grande gigante no norte?

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: