Eleições 2021: O que os partidos canadenses pensam sobre a imigração - Neway for you

Eleições 2021: O que os partidos canadenses pensam sobre a imigração

387 views

Com a chegada do mês de setembro os canadenses se preparam para mais uma eleição federal, mas o que isso tem a ver com você? que nem é cidadão ou residente permanente deste país. Bem, como em qualquer lugar do mundo, são eles, os partidos políticos, que decidem o futuro da nação. E como isso funciona no Canadá? será mesmo que as decisões dos partidos são norteadas pela vontade do povo ou suas convicções ideológicas tem um peso maior? Para ajuda-lo a entender melhor essa dinâmica, trago um resumo do que cada um dos 4 partidos mais representativos do Canadá pensam sobre o futuro da imigração.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 31 de agosto de 2021

Atualizado em: 15 de setembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Todos os partidos políticos pensam o mesmo sobre a imigração?

Todos os principais partidos do Canadá estão torcendo pelos imigrantes na campanha eleitoral de 2021, pelo menos em tese, sim.

Mesmo em meio à crise no Afeganistão, onde outros países estão rejeitando refugiados, o Canadá se compromete a recebê-los. O partido liberal, que atualmente governa o país, prometeu reassentar 20.000 refugiados afegãos e nenhum dos outros principais líderes partidários é contra.

No Canadá, a questão da imigração não é se devemos aceitar os imigrantes, mas como podemos recebê-los da melhor maneira possível.

De modo geral, os canadenses aceitam bem os imigrantes. Mesmo durante a pandemia em meio à incerteza econômica, o governo liberal aumentou as metas de imigração para mais de 400.000 nos próximos três anos.

No entanto, permanecem questões não resolvidas no sistema de imigração. Ou seja, o atraso no processamento das aplicações, tecnologia desatualizada em algumas de suas plataformas e o fato que ninguém sabe o que fazer com o Programa de Pais e Avós (PGP).

Estas são algumas das questões que as partes abordaram até agora. Embora existam mais partidos do que os listados aqui, condensei as plataformas de imigração dos quatro partidos mais populares e com maior representatividade no Canadá.

  • Partido Liberal
  • Partido Conservador
  • Bloco de Québécois
  • Novo Partido Democrático

Partido Liberal

Justin Trudeau é o líder do Partido Liberal do Canadá. No espectro político, os liberais são considerados centro-esquerda.

A plataforma eleitoral de 2021 do liberal para a imigração ainda não foi divulgada. A festa está divulgando detalhes da plataforma aos poucos. Trudeau prometeu reassentar até 20.000 afegãos se reeleito. Esta não é a primeira vez que Trudeau promete aceitar um grande número de refugiados durante a campanha. Em 2015, ele pediu que o Canadá aceitasse 25.000 refugiados sírios e venceu as eleições daquele ano.

Trudeau também está prometendo tornar a habitação mais acessível para compradores de primeira viagem, como os recém-chegados.

Durante a pandemia, o ministro da Imigração, Marco Mendicino, pediu a modernização do sistema de imigração. O progresso já está em andamento, pois alguns Programas Provinciais de Nomeados (PNPs) baseados em papel começaram a ser digitais no início deste ano.

Os liberais aumentaram as metas de imigração anualmente desde que assumiram o poder em 2015. Mesmo durante a pandemia, eles prometeram aumentar os níveis de imigração para níveis históricos. Eles justificaram o aumento graças às contribuições dos imigrantes à sociedade canadense.

Em todo o país, os novos canadenses trabalham duro – ensinando nossos filhos, cuidando de nós quando estamos doentes, abrindo novos negócios e criando bons empregos”, escreveu Brook Simpson, porta-voz do Partido Liberal. “Essas contribuições são necessárias agora mais do que nunca, conforme emergimos de uma pandemia que teve um impacto profundo em nosso país e em sua força de trabalho.

Em 2017, os liberais introduziram o plano plurianual de níveis de imigração para que as partes interessadas tenham mais tempo para se preparar para um grande número de imigrantes.

LEIA TAMBÉM: Meta de 401.000 imigrantes para Canadá: Isso será possível em 2021?

No mesmo ano, eles também lançaram o Global Talent Stream, um programa acelerado de autorização de trabalho para profissionais de tecnologia.

Algumas das outras iniciativas que os liberais lançaram incluem o Piloto Agroalimentar, um programa de imigração para trabalhadores agroalimentares; o Piloto de Imigração Rural e do Norte, que ajuda os municípios a indicar imigrantes; e o Atlantic Immigration Pilot, um programa que ajuda os empregadores da Atlantic Canada a contratar talentos estrangeiros.

LEIA TAMBÉM: Próximos passos para o Canadá fortalecer sua imigração por meio de comunidades menores e rurais

Partido Conservador

Os conservadores são politicamente de centro-direita. Atualmente, eles são a oposição oficial, o que significa que ocupam a segunda posição na Câmara dos Comuns. É o único partido, além dos liberais, a ocupar cargos em nível federal. O líder do partido é Erin O’Toole, que já venceu as eleições em torneios de ricos em imigrantes no passado.

Na plataforma eleitoral de 2021, os conservadores clamam por um sistema de imigração que acolha talentos internacionais, ofereça refúgio aos defensores dos direitos humanos e àqueles que fogem da perseguição e reúna as famílias.

Eles querem permitir que os candidatos paguem uma taxa para agilizar o processamento. As receitas dessas taxas serão destinadas à contratação de pessoal adicional para lidar com atrasos administrativos. Eles também desejam acelerar o processamento das aplicações, reduzindo a burocracia, simplificando os aplicativos e usando os recursos em todo o seu potencial.

Os conservadores também querem um sistema de imigração mais justo. Eles não apenas desejam mover as operações on-line, mas também registrar todas as interações entre os oficiais de imigração e os candidatos. Eles dizem que isso seria “para ajudar a garantir a supervisão, justiça e “accountability” no sistema de imigração.

Além disso, eles querem aumentar o treinamento de conscientização cultural e combinar os candidatos com oficiais de imigração que melhor entendam o contexto cultural do candidato. Eles também desejam permitir que os candidatos corrijam os erros em suas inscrições dentro de um determinado período de tempo após o envio.

Como fizeram em sua campanha anterior, os conservadores querem melhorar o reconhecimento de credenciais. A campanha da O’Toole promete lançar imediatamente uma Força-Tarefa de Reconhecimento de Credenciais para estudar possíveis soluções.

Os conservadores iriam descartar o sistema de loteria para o Programa de Pais e Avós (PGP) e substituí-lo por um modelo de ordem de chegada. Eles imaginam um sistema ponderado em que os candidatos seriam priorizados se eles estivessem fornecendo cuidados infantis ou apoio à família, bem como sua proficiência no idioma. Eles também investem em mais recursos para processar estas aplicações com mais rapidez.

Os conservadores permitiriam que familiares estrangeiros de canadenses vivessem no Canadá por até cinco anos sem status permanente. Os membros da família poderão renovar sua estada por mais tempo, desde que adquiram seguro saúde.

Bloco de Québécois

O Bloco de Québécois é um partido nacionalista de Quebec. Eles querem que Quebec seja seu próprio país, separado do Canadá. Costuma-se dizer que o Bloco é de centro-esquerda no espectro político. O partido só tem candidatos nas eleições de Quebec porque a soberania de Quebec está no centro de sua agenda. Desde 2019, o líder do partido é Yves-François Blanchet, que tem formação em artes e política provincial.

De acordo com sua plataforma eleitoral de 2021, o Bloco quer acelerar o processamento de imigração para candidatos de Quebec, o que muitas vezes leva mais tempo em comparação com os candidatos de outras províncias.

LEIA TAMBÉM: “Portadores de CSQ irão se beneficiar do visto de trabalho aberto enquanto esperam seu PR em Quebec

Quebec já tem um sistema de imigração mais independente em comparação com o resto do Canadá, mas o Bloco também quer que Quebec tenha o controle do Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário. Eles acreditam que isso facilitaria a contratação desses trabalhadores.

Eles também estão pedindo ao governo federal que use currículos anônimos em cargos públicos para coibir a discriminação no processo de contratação.

De acordo com as políticas de refugiados, a plataforma quer que o Canadá revogue o Acordo de Terceiro País Seguro com os EUA, na esperança de acabar com as travessias irregulares no Canadá-EUA. fronteira. O partido afirma que isso permitiria “uma recepção mais ordeira dos migrantes”. Eles também querem que todos os refugiados de língua francesa sejam reassentados em Quebec.

Eles também querem adotar seu próprio modelo de “Lei do Multiculturalismo”, porque acreditam que sua forma atual impede que os recém-chegados se integrem à sociedade de Quebec.

Por fim, o Bloco quer oferecer créditos tributários para graduados e imigrantes que desejam se estabelecer fora dos grandes centros urbanos.

Novo Partido Democrático

O Novo Partido Democrático (NDP) é considerado de esquerda no espectro político. O Canadá nunca teve um governo NDP em nível federal. Várias pesquisas apontaram o líder do partido, Jagmeet Singh, como o candidato mais popular nesta campanha eleitoral.

A plataforma 2021 do NDP promete acabar com os limites do Programa de Pais e Avós (PGP) e resolver os atrasos. Eles também dizem que trabalharão com as províncias para melhorar os serviços de liquidação e o reconhecimento de credenciais estrangeiras.

Eles prometem mais rigor contra consultores de imigração sem escrúpulos e assim garantir que o setor seja regulamentado pelo governo. Eles também forneceriam status aos cuidadores e suas famílias.

Para os refugiados, os NDPs querem se livrar do acúmulo de requerentes de asilo, embora sua plataforma não diga como.

Eles também priorizariam a igualdade salarial para acabar com a discriminação salarial com base no gênero, que afeta as mulheres imigrantes. Para fazer isso, eles exigiriam que os empregadores fossem transparentes sobre a remuneração e implementassem imediatamente uma legislação pró-ativa de igualdade salarial.

LEIA TAMBÉM: “Governo do Canadá lança novo programa piloto com o objetivo de remover barreiras ao emprego feminino

Entenda um pouco sobre o sistema político canadense

O sistema político do Canadá é baseado no do Reino Unido. É uma monarquia constitucional, o que significa que reconhecemos a Rainha ou o Rei como Chefe de Estado, enquanto o Primeiro-Ministro é o Chefe de Governo.

O Parlamento do Canadá é composto pela Rainha do Canadá (que é oficialmente representada pelo Governador Geral), o Senado e a Câmara dos Comuns. O Senado tem 105 assentos e seus membros são nomeados pelo Governador Geral por recomendação do Primeiro Ministro. A Câmara dos Comuns é composta por 338 membros eleitos pelos cidadãos canadenses em eleições gerais e parciais.

De acordo com a Constituição do Canadá, as eleições são realizadas pelo menos uma vez a cada cinco anos. No entanto, uma eleição pode ser convocada mais cedo se o governador-geral aceitar a renúncia do primeiro-ministro após o governo ter sido derrotado por uma moção de confiança na Câmara e o governador-geral não pedir ao líder de outro partido para se tornar o primeiro-ministro e formar um governo.

Em 2007, o Parlamento aprovou o Projeto de Lei C-16, que estabelecia datas eleitorais fixas a cada quatro anos na terceira segunda-feira de outubro.

A representação na Câmara dos Comuns é baseada em divisões geográficas conhecidas como “distritos eleitorais”, comumente chamados de “ridings”. O número de distritos eleitorais é estabelecido por uma fórmula estabelecida na Lei da Constituição de 1867, e um membro do Parlamento (MP) é eleito em cada distrito eleitoral. O Canadá atualmente tem 338 ridings.

O sistema eleitoral do Canadá é referido como um sistema de “single-member plurality” ou “first-past-the-post”. Em todos os distritos eleitorais, o candidato com o maior número de votos ganha uma cadeira na Câmara dos Comuns e representa aquele distrito eleitoral como deputado. Não é necessária maioria absoluta (mais de 50 % dos votos no distrito eleitoral) para que um candidato seja eleito.

A votação no Canadá é por voto secreto. A segurança da votação é fundamental, e o sistema torna impossível descobrir em quem o eleitor votou. Como acontece nos EUA, também é possível votar por correio. Você pode visitar o site oficial das eleições canadenses neste link.

E quem pode votar no Canadá?

Bem, essa é uma dúvida bastante recorrente entre os imigrantes, uma vez que o direito de votar faz parte do pacote de conquistas em seu processo. No Canada, apenas pessoas com status de cidadão canadense (nascidos no país ou não) tem esse direito.

Para quem ainda não sabe, o status de cidadania canadense pode ser adquirido depois que algumas condições sejam atendidas após algum tempo vivendo como residente permanente no Canadá. Como cidadão, além de poder votar, você também terá direito ao passaporte canadense, outra grande conquista como imigrante.

Então é isso, nos vemos no próximo post e boa sorte em seu projeto Canadá.

Pronto para descobrir, com mais detalhes, quais vistos e programas de imigração podem deixar você um passo mais perto do Canadá? Entre em contato com nosso time de especialista hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.