Próximos passos para o Canadá fortalecer sua imigração por meio de comunidades menores e rurais - Neway for you

Próximos passos para o Canadá fortalecer sua imigração por meio de comunidades menores e rurais

92 views

Historicamente, o assentamento de imigrantes no Canadá tem se concentrado em grandes áreas urbanas e, atualmente, muitos pequenos centros urbanos e comunidades rurais estão enfrentando o encolhimento e envelhecimento da população. Continue lendo para saber mais.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 3 de junho de 2021

Atualizado em: 3 de junho de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Pequenas comunidades vs grandes centros urbanos

Historicamente, o assentamento de imigrantes no Canadá tem se concentrado em grandes áreas urbanas e, atualmente, muitos pequenos centros urbanos e comunidades rurais estão enfrentando o encolhimento e envelhecimento da população. Isso resultou em municípios menores lutando com déficits crescentes e dívidas crescentes.

Seja pelas oportunidades proporcionadas pelo trabalho remoto, pelo aumento contínuo no custo de imóveis residenciais urbanos ou pela promessa tranquila da Bolha do Atlântico, muitos canadenses deixaram os grandes centros urbanos no ano passado. Isso dá ao Canadá uma oportunidade geracional de dar passos no fortalecimento de comunidades de pequeno e médio porte, concentrando os esforços de imigração para preencher a escassez crônica de mão de obra nessas comunidades e, ao fazê-lo, expandir a base tributária para fortalecer a resiliência das comunidades.

O Governo do Canadá indicou que está ciente das oportunidades de aumentar a imigração para comunidades menores. Em outubro passado, o ministro Mendicino apontou para o foco do governo federal em abordagens orientadas à comunidade para atender às diversas necessidades demográficas e de trabalho em todo o país e a necessidade de os imigrantes contribuírem para o crescimento regional. O Ministro também observou que a COVID-19 interrompeu de forma desproporcional a imigração para as Províncias do Atlântico e o norte e rural do Canadá.

LEIA TAMBÉM: Imigração canadense em maio: Resumo completo Express Entry

Ao longo dos anos, alguns aspectos da seleção de imigrantes foram descentralizados, com os governos provinciais / territoriais e municipais desempenhando um papel mais importante no cenário de imigração. No entanto, o que o governo do Canadá pode fazer agora como próximos passos? Aqui estão algumas oportunidades.

Programa Rural do Norte e Provincias do Atlântico

Primeiro, crie nuances nos processos de apoio à descentralização da seleção de imigração. Os programas que visam trazer os benefícios da imigração para comunidades carentes, como o Atlantic Immigration Pilot (AIP), Rural and Northern Immigration Pilot (RNIP) e o Regional Immigration Pilot de Ontário (ORIP), têm se concentrado principalmente em justificativas econômicas, enfatizando a seleção de indivíduos com habilidades altas e intermediárias.

LEIA TAMBÉM: Canadá relaxa exigência de experiência de trabalho para programa piloto de imigração rural e do norte

Os resultados da avaliação de 2020 do AIP pela Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) foram encorajadores. Eles descobriram que o AIP ajudou os empregadores a preencher as lacunas do mercado de trabalho, particularmente em ocupações técnicas e comerciais e ocupações de nível intermediário, e a maioria dos recém-chegados ao AIP permaneceram no Canadá Atlântico após o primeiro ano.

Assim, para que o projeto de regionalização do Canadá seja bem-sucedido, os critérios de admissão para participantes em programas regionais devem ser reconsiderados para garantir que os critérios atendam às diferentes necessidades demográficas e de mercado de trabalho nas regiões. Ou seja, os critérios de admissão devem ser expandidos para além do foco em alto capital humano. O sucesso desses pilotos de imigração regional será avaliado por sua capacidade de abordar a escassez de mão de obra e gerar um aumento na imigração e retenção em comunidades carentes com necessidades variadas.

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

Programa de Nomeados Municipais

Em outubro de 2019, o governo propôs o Programa de Nomeados Municipais, com um mínimo de 5.000 vagas por ano, para distribuir ainda mais os imigrantes em todo o Canadá e capacitar as comunidades locais, câmaras de comércio e conselhos de trabalho locais para selecionar diretamente novos imigrantes para residência permanente.

Atualmente, o Programa de Nomeados Municipais está em fase de desenvolvimento e as especificidades são desconhecidas; no entanto, as partes interessadas consultadas pelo IRCC estão ansiosas para ver o programa distribuir os benefícios econômicos da imigração para comunidades carentes, especialmente aquelas afetadas negativamente pela pandemia. Para ser eficaz, o programa precisará atender às necessidades demográficas e econômicas específicas de diversas comunidades, em vez de depender de um modelo único.

Falar francês é algo que cada vez mais vem fazendo a diferença

Uma segunda oportunidade é atualizar nossa abordagem para a imigração, a fim de fortalecer o crescimento das comunidades francófonas fora de Quebec. Em seu anúncio dos níveis de imigração para 2020, o Ministro Mendicino também falou sobre a importância de promover o crescimento das comunidades francófonas fora de Quebec por meio da imigração.

LEIA TAMBÉM: Candidatos ao Express Entry que falam francês levam vantagem extra

Assim, a avaliação do sucesso dos projetos-piloto de regionalização deve incluir uma avaliação da sua capacidade de atrair e reter imigrantes francófonos nessas comunidades, geralmente encontrados em cidades de pequeno e médio porte. O papel e as capacidades da Réseaux en Immigration Francophone devem ser reforçados.

Como tornar a vida mais fácil em comunidades remotas

O terceiro e ultimo ponto é o acesso à banda larga confiável é essencial na sociedade moderna. No entanto, apenas 45,6% dos canadenses que vivem em comunidades rurais tinham acesso à Internet de alta velocidade em 2019, em comparação com 87,4% em todo o Canadá. O governo do Canadá precisa estabelecer níveis mínimos nacionais para o serviço de Internet, eliminando a desvantagem digital para pequenas cidades e comunidades rurais.

Finalmente, alguns residentes de jurisdições menores podem questionar a necessidade de imigração durante uma época de alto desemprego e desafios econômicos em suas comunidades. No futuro, será importante abordar essas preocupações de uma maneira sistemática e sensível para comunicar com sucesso os benefícios da imigração para manter uma base populacional, preencher lacunas de habilidades existentes e colher os benefícios da imigração para a recuperação pós-COVID em todo o país.

Concentrando-se em um pequeno número de estratégias vencedoras, o Governo do Canadá pode fortalecer comunidades menores e rurais enquanto continua a enriquecer nosso país com a vibração de novas vozes.

Créditos

Este post foi escrito com base nas análises do artigo publicando por Natalya Brown, Professora Associada de Economia na Universidade de Nipissing e Vice-Presidente do Comitê Permanente para Comunidades do Norte, Rurais e Remotas em Pathways to Prosperity. Com a contribuição de Aurélie Lacassagne, pesquisadora independente e membro do Comitê Permanente sobre a Imigração para Comunidades Minoritárias Francófonas no Pathways to Prosperity e Jean McRae, CEO da Associação Inter-Cultural da Grande Victoria e copresidente do Pathways to Prosperity.

Concluindo

Caros leitores e aspirantes a imigração canadense, oportunidades para imigrar fora do eixo Montreal, Toronto, Vancouver e Aberta existem, mas tudo dependo do seu objetivo e do quanto está disposto a abrir mão de certos confortos.

É certo que pequenas comunidades tem seus encantos, principalmente o apelo por salários melhores quando olhamos pela ótica de que é possível morar uma casas maiores e mais confortáveis, ter um nível de segurança surreal e escolas de alto nível para nossos filhos.

Nestas comunidades o processo de imigração pode ser bem mais acessível quanto a requisitos de idioma e qualificação, pois não são consideras a cereja do bolo no Canadá em termos de qualidade de vida (mais frias, mais afastadas e com menos recursos). É a tal da lei de oferta e procura.

A analogia não serve apenas para o Canadá, no Brasil, por exemplo, podemos ter os mesmos benéficos ao morar em cidades menores e mais afastadas, desde que estas tenham a capacidade de gerar receita suficiente para criar empregos e girar a economia local. Se me recordo bem, não são muitas com essas características.

Aqui há uma grande diferença nesse sentido pois o governo federal é de fato responsável por elas, uma vez que determinadores setores da economia como mineração, petróleo e gás, agricultura e exploração de madeira movimentam grandes cifras num país com a segunda maior extensão territorial do planeta e uma das menores densidades demográficas do globo.

Se você é do tipo desapegado e quer se jogar num dos processos para preencher essas lacunas, esta pode ser sua chance.

E você? é um candidato a uma dessas comunidades? Deixe sua opinião nos comentários.

Até o próximo post.

Se você precisa de ajuda para encontrar programas de residência permanente no Canadá entre em contado hoje mesmo, temos um time de especialista no assunto. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

MARATONA TRABALHAR NO CANADÁ

Uma semana de aulas ao vivo te ensinando como trabalhar no Canadá - O país que mais tem recrutado brasileiros nos últimos anos.

Evento Online e Gratuito dos dias 18 a 24 de outubro. Clique aqui para saber mais ou inscreva-se AGORA!

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.