Programa Pathway: Como estudar no Canadá sem o domínio completo do idioma

209 views

Você está planejando se inscrever para um programa de estudos pós-secundário (College ou Universidade) no Canadá, mas não tem certeza se sua proficiência em inglês ou francês será suficiente para aplicar? Está preocupado em perder a chance de estudar no exterior devido ao domínio inadequado do idioma? Se estas dúvidas o perseguem continue lendo esse post e descubra que a solução pode ser mais fácil do que imagina.
André Salles
André Salles
Publicado em: 26 de novembro de 2020

Atualizado em: 16 de junho de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente sobre como fazer um programa de estudos no Canadá sem ter atingido o nível de proficiência necessária para admissão.

Assista abaixo

Você sabe como esta seu nível de inglês ou francês?

Se você é aquele tipo de aluno dedicado no curso de idiomas no Brasil e ainda teve a oportunidade de pratica-lo em viagens ou mesmo cultivando amizades a distância com amigos estrangeiros, é aceitável pensar que sua proficiência já esteja em alto nível, correto? E que você já esta apto a encarar um programa de estudos no Canadá sem maiores desafios, certo?

Bom, para algumas instituições de ensino daqui esse nível de proficiência pode até valer alguns pontos durante o início do curso, mas não espere se formar com facilidade ou mesmo conseguir um estágio sem que comece falar e escrever com segurança. Se estivermos falando das instituições de ensino mais conceituados no Canadá você se quer conseguirá passar pelo processo de admissão sem que comprove um nível de idioma exigido.

Sendo assim, a única forma de provar que possui a proficiência adequada seria fazendo um teste de certificação como IELTS, TOEFL ou TEF/TCF (para o francês). Estes são aplicados por centros de treinamento certificados em boa parte do mundo., inclusive no Brasil. Universidades e alguns Colleges no Canadá exigem esse requisito para garantir sua admissão em seus programas de estudo.

Leia também: Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

Veja no quadro a seguir como comparar seu nível de idioma em escala de pontuação usada por algumas universidades e colleges no Canadá.

Escala de proficiência

É possível estudar no Canadá sem um certificado proficiência no idioma?

Para garantir que o aluno consiga ingressar em um college ou universidade no Canadá, mesmo sem ter o domínio da língua inglesa ou francesa, existem programas específicos conhecidos como Pathway Program ou Bbridge Programs.

Os programas Pathway permitem que os alunos que desejam estudar no exterior façam o inglês ou francês como seu segundo idioma, além de cursos que aumentarão seus créditos.

Esses programas têm duração de três meses até um ano dependendo da carga horária diária e são aceitos por várias universidades ou faculdades no Canadá.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Há modalidades de Pathway que permitem que o aluno faça o curso antes de começar seu programa de estudos, assim, é possível faze-lo no modo imersão e já começar seu college ou universidade com mais confiança.

Os alunos que conseguem concluir esses cursos e têm um bom GPA podem então se inscrever em faculdades afiliadas para seus estudos superiores.

Em outras palavras, os programas Pathway são uma espécie de programa de transição feitos para preparar e potencializar competências de comunicação de alunos estrangeiros e adapta-los a realidade do idioma dentro e fora do campus.

Observe que esses cursos são apenas um suporte adicional, isso não significa que o programa lhe dará um status de estudante universitário ou que terá acesso a programas de experiencia de trabalho ou imigração canadense. Para isso será necessário a conclusão de seu programa de estudos em um college ou universidade.

Leia também: PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Vantagens de um programa Pathway

Para se candidatar a universidades estrangeiras, um dos critérios é obter boas notas em testes de proficiência em idiomas como IELTS e TOEFL ou TEF/TCF. Se alguém não conseguir pontuar bem, não será possível ser admitido na faculdade ou universidade desejada. Aqui, os programas pathway abrem uma janela de oportunidade para os alunos estudarem a língua inglesa ou francesa enquanto estudam em uma universidade ou faculdade estrangeira.

Aqui estão algumas das vantagens de escolher um programa Pathway.

  • Permite que o aluno aprimore suas habilidades no idioma inglês ou francês enquanto segue seu programa de estudos pós-secundário;
  • Proporciona tempo suficiente para o aluno experimentar novos cursos, uma vez que os programas Pathway têm a duração de até um ano;
  • Os alunos têm tempo suficiente para se ajustar à cultura e aos padrões de estudo da universidade;
  • Os alunos são incentivados a participar de discussões e se acostumar com o processo de aprendizagem interativo;
  • Ao realizar um programa Pathway, os alunos também têm acesso à biblioteca da faculdade e outros serviços;
  • Algumas das faculdades que oferecem programas de caminho também oferecem admissão condicional na escola após a conclusão do programa. Isso fornece um meio conveniente de obter admissão com um determinado GPA.

Os alunos devem estar bastante atentos ao selecionar um programa de Pathway. Ao escolher um programa de Pathway deve-se pesquisar a política de admissão da instituição, pois nem todas as faculdades ou universidades oferecem admissões garantidas após a conclusão dos programas Pathway.

A maioria das faculdades e universidades concederá ao aluno uma Carta de Aceitação condicional; condição sendo que o aluno deve completar a parte do idioma dos estudos na escola de idiomas parceira com notas aceitáveis.

Passos a passo para ingressar num programa Pathway

1 – Faça um teste de proficiência

Realize um teste para checar seu atual nível de proficiência, seja no inglês ou francês. Se estiver no Brasil há alguns centros disponíveis em algumas das principais cidades do país.

Leia também: Admissões em universidades canadenses: Exame IELTS

2 – Defina seu programa de estudos

Como o resultado de seu teste na mão será possível avaliar suas alternativas para um programa de estudos num college ou universidade. Se seu nível de proficiência atender aos requisitos exigidos pelas instituições de ensino canadenses você já está em vantagem, pois estará apto a aplicar para a admissão e seguir com os trâmites seguintes de visto de estudo.

Leia também: College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?

3 – Pesquise sobre instituições que possuam programas Pathway em seu regulamento de admissão

Se seu nível de proficiência não foi suficiente para aplicar a um programa de estudos será necessário entrar em contato com colleges ou Universidades para verificar em seu regulamento sobre a possibilidade de ingressar no curso que deseja usando como ponte um programa Pathway.

4 – Inicie seu programa programa Pathway

Verifique a possibilidade de iniciar o quanto antes seu programa, mesmo que ainda esteja no Brasil. Com os efeitos da pandemia o governo canadense tem flexibilizado bastante algumas de suas regras em razão das limitações de viagens impostas por seu controle de saude. Dependendo do curso que escolher, talvez seja possível que haja programas mistos onde o aluno possa começar online ainda em seu país de origem.

Concluindo

Estudar no exterior sem um nível de idioma adequado já não é mais um sonho tão distante. É possível sim fazer um programa de estudos e ao mesmo tempo ganhar mais confiança em suas habilidade de comunicação.

Já não é mais necessário esperar por meses ou até anos de preparação no idioma para cursar aquele faculdade no exterior, com programas como Pathway é possível cair de cabeça numa experiencia de imersão e assim potencializar uma futura carreira no exterior e quem sabe até mesmo uma residência no Canadá.

Buscando maneiras de elevar o nível de idioma? Quer cursar um programa de estudos no Canadá? A Neway pode ajudá-lo a encontrar esse caminho. Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
CURSOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

1° TURMA DO CURSO
MINHA CARREIRA NO CANADÁ

Inscrições abertas até o dia 29 de outubro.

VAGAS LIMITADAS

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.