Viagens cada vez mais difíceis em tempos de COVID-19
Em uma coletiva de imprensa na sexta-feira, 29 de janeiro, o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou uma série de novas restrições de viagens destinadas a bloquear variantes perigosas do COVID-19 se espalhando no Canadá.
Entre as novas restrições de viagem estao:
Proibição de voos para o México e o Caribe: A partir de domingo, 31 de janeiro, as principais companhias aéreas do Canadá suspenderão os voos para o México e o Caribe – destinos favoritos do sol para os canadenses que procuram escapar do inverno.
Esta medida permanecerá em vigor até 30 de abril.
Teste obrigatório COVID-19 para todas as chegadas aéreas internacionais: Todos os passageiros que chegam em voos internacionais no Canadá estarão sujeitos a um teste PCR obrigatório no aeroporto. Este requisito de teste é um acréscimo aos resultados de teste COVID-19 negativos obrigatórios exigidos antes de embarcar em um voo para o Canadá.
Os únicos aeroportos que aceitarão voos internacionais serão Vancouver, Calgary, Toronto e Montreal.
Estadia obrigatória em hotel para chegadas aéreas internacionais – por conta própria: Enquanto esperam pelos resultados do novo teste PCR obrigatório para chegadas aéreas, os viajantes devem permanecer em um hotel designado por até três dias por conta própria, o que deve custar mais de CAD $ 2.000.
Se os resultados do teste forem negativos, os viajantes poderão deixar o hotel para completar o período de quarentena obrigatória de 11 dias restantes em casa, sob um regime de vigilância ainda mais intenso por parte do governo. Se os resultados do teste forem positivos, os viajantes serão transferidos para uma instalação do governo.
Requisitos de teste COVID-19 para a fronteira terrestre Canadá-EUA
Embora os detalhes tenham sido limitados, o Primeiro Ministro Trudeau declarou: “Também iremos, nas próximas semanas, ser exigindo que os viajantes não essenciais apresentem um teste negativo antes de entrar na fronteira terrestre com os EUA e estamos procurando estabelecer requisitos de teste adicionais para viagens terrestres ”.
Essas novas restrições a viagens surgem após uma semana de anúncios dos fabricantes de vacinas COVID-19, indicando que suas vacinas são menos eficazes na proteção da variante COVID-19 da África do Sul, B1351.
As novas medidas mostram um novo esforço do governo federal do Canadá para evitar que tais variantes se tornem dominantes no Canadá. Todas as outras restrições e requisitos de viagem permanecem em vigor.
O Canadá estende a proibição de todas as viagens internacionais até pelo menos 21 de fevereiro: o Canadá estendeu o fechamento de sua fronteira e as restrições de viagem com todos os países, incluindo os Estados Unidos, até pelo menos 21 de fevereiro de 2021. Este fechamento da fronteira é renegociado mensalmente.
Quem pode entrar no Canadá durante o COVID-19?
A maioria dos estrangeiros estão proibidos de entrar no Canadá neste momento, mas há uma série de isenções à proibição de viagens.
Os seguintes grupos podem cruzar a fronteira com o Canadá por via aérea ou terrestre:
- Cidadãos canadenses e residentes permanentes canadenses;
- Membros da família imediata * de cidadãos canadenses e residentes permanentes canadenses que estão viajando para o Canadá por motivos não discricionários; parentes estendidos ** e parceiros de longo prazo ** de cidadãos canadenses e residentes permanentes (ou seus parceiros) que solicitam autorização por escrito do IRCC; familiares imediatos * de residentes temporários no Canadá que recebem autorização por escrito do IRCC;
- Trabalhadores temporários que possuem uma autorização de trabalho válida ou que foram aprovados para uma autorização de trabalho, mas ainda não receberam o trabalho licença (observe que flagpoling não é permitido neste momento, veja a seguir mais detalhes);
- Participantes do IEC que ainda não ativaram suas autorizações de trabalho devem ter uma oferta de trabalho válida para entrar, esta oferta de trabalho não precisa ser um setor essencial (Fonte: IRCC);
- Participantes do IEC que já ativaram suas autorizações de trabalho e estavam fora do país temporariamente não exigem uma oferta de trabalho válida em ou der para entrar novamente (Fonte: IRCC; observe que relatórios anedóticos sugerem que a equipe da companhia aérea e os oficiais de fronteira ainda podem negar a entrada sem prova de uma conexão com o Canadá, como emprego, moradia ou família);
- Estudantes internacionais que frequentam uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) que está na lista aprovada (escolas que um plano de prontidão para COVID-19) e ter uma permissão de estudo válida ou uma carta de apresentação mostrando que foram aprovados para uma permissão de estudo (Fonte: IRCC);
- Detentores de COPR com um COPR válido que residam em qualquer outro país do que os Estados Unidos e foram aprovados para seu COPR antes das 12h EDT em 18 de março de 2020, e que estão viajando para o Canadá para se estabelecerem permanentemente (Fonte: IRCC);
- Titulares de COPR com um COPR válido que residem nos Estados Unidos e foram aprovados em qualquer data (mesmo após 18 de março de 2020) e que estejam viajando para o Canadá para se estabelecerem permanentemente (Fonte: IRCC);
- Aqueles com permissão especial concedida para entrar por motivos de compaixão.
O que você precisa antes de viajar para o Canadá durante o COVID-19?
Se você decidir viajar para o Canadá neste momento, existem requisitos rígidos para a entrada. Primeiro, certifique-se de que você tem permissão para entrar no Canadá (consulte a seção acima sobre quem pode e quem não pode entrar neste momento).
Se atender a uma isenção às restrições de viagem, você precisará do seguinte para entrar:
- Teste COVID-19 negativo (apenas para viagens aéreas): a partir de 7 de janeiro de 2021, todos os viajantes com mais de cinco anos de idade que chegarem ao Canadá de avião precisarão apresentar resultados negativos no teste COVID-19 antes de embarcarem.
- Os resultados do teste não devem ter mais de 72 horas no momento do embarque. A obtenção dos resultados dos testes é responsabilidade do viajante.
- Se a viagem vier de um país que não tem testes disponíveis, eles podem ter permissão para entrar, desde que se apresentem a uma instalação de quarentena designada pelo governo durante o período de quarentena de 14 dias.
LEIA TAMBÉM: “Viajantes com destino ao Canadá precisarão de um teste COVID-19 negativo“
Detalhes completos disponíveis no site da Transport Canada. Plano obrigatório de quarentena e isolamento: Atualmente, qualquer pessoa que entrar no Canadá será forçada a entrar em quarentena obrigatória de 14 dias.
Você deve preparar um plano de isolamento antes de sua chegada ao Canadá, detalhando onde e como completará sua quarentena.
Esta quarentena está sendo aplicada e aqueles que quebrarem a quarentena podem estar sujeitos a multas e pena de prisão. Certas isenções serão feitas para trabalhadores essenciais e em certas situações de compaixão.
Locais selecionados no Canadá estão testando um novo formato para quarentena obrigatória com isolamento obrigatório reduzido combinado com testes.
LEIA TAMBÉM: “Canadá acaba de aprovar a vacina para coronavírus produzida pela Pfizer“
Aplicativo ArriveCAN: todos aqueles que viajam para o Canadá de avião terão que usar o aplicativo ArriveCAN para enviar informações sobre suas informações de viagem, contato, plano de quarentena, e autoavaliação COVID-19.
Fonte: Canada.ca
Os requisitos de viagem do COVID-19 mudam com frequência. Visite nosso site ou próprio site do governo canadense com regularmente para obter as informações mais recentes. Para boletins atualizados inscreva-se em nossa newsletter.
LEIA TAMBÉM: “O ministro da imigração do Canadá fala ao parlamento sobre os efeitos do COVID-19 no sistema de imigração canadense“

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.