O ministro da imigração do Canadá fala ao parlamento sobre os efeitos do COVID-19 no sistema de imigração canadense

366 views

Confira a seguir os tópicos mais importantes respondidos por Marco Mendicino, ministro da imigração canadense, durante a mais recente sabatina com membros do comitê de Cidadania e Imigração do parlamento canadense. Temas como patrocínio familiar, detentores de COPR expirados e autorizações de trabalho em tempos de pandemia foram destaque nesta reunião.
André Salles
André Salles
Publicado em: 4 de dezembro de 2020

Atualizado em: 3 de março de 2022

Você vai ver neste post...


Encontro com a cúpula

Marco Mendicino participou da reunião de 25 de novembro junto com a Vice-Ministra para a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC), Catrina Tapley. Eles responderam a perguntas de membros do parlamento no Comitê Permanente sobre Cidadania e Imigração com a ajuda de outros funcionários do IRCC.

Mendicino é um político eleito que serve ao Partido Liberal do Canadá. Ele é responsável por implementar o mandato do governo no departamento de IRCC.

Tapley gerencia as operações departamentais do IRCC. Como seus colegas do IRCC que também participaram da reunião, ela é funcionária pública e não política.

A reunião foi a sexta de oito sessões, nas quais o comitê de imigração está ouvindo testemunhos sobre como a pandemia afetou a imigração canadense.

Aqui estão alguns dos tópicos que foram discutidos:

  • Operações durante o coronavírus;
  • Patrocínio familiar;
  • COPRs expirados;
  • Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP);
  • Caminhos para residentes temporários para residência permanente;
  • Estudo sobre os impactos do COVID-19 na imigração;

Operações durante o coronavírus

Mendicino listou as medidas que o Canadá tomou para ajudar os imigrantes durante a pandemia. Ele também se gabou do novo sistema de acolhimento virtual, que reduziu o tempo necessário para desembarcar novos residentes permanentes.

Ele também discutiu a quantidade de decisões que estão sendo tomadas sobre os pedidos de imigração na semana que terminou em 14 de novembro. No geral, cerca de 80% das decisões sobre os pedidos foram feitas em comparação com 2019.

Certos programas tiveram taxas de processamento muito mais altas, como o Provincial Programa Indicado que teve um aumento de 232% ano a ano, e a Classe Pessoas Protegidas que teve um aumento de 557% ano a ano.

Leia também: Para qual província do Canadá é mais fácil imigrar?

O ministro prometeu também que os candidatos à cidadania com idades entre 50 e 54 anos poderão fazer as inscrições por meio eletrônico. A nova plataforma online terá início em 1º de janeiro de 2021. O ministro classificou essa medida como um “grande passo em frente”.

Jenny Kwan, do Novo Partido Democrático, pediu a Mendicino que considerasse os imigrantes que estão em vias de se inscrever no Programa de Cuidadores. Uma vez que esses candidatos precisam de 24 meses de experiência de trabalho na área para se qualificarem para o programa, Kwan instou o ministro a contar o tempo que esses candidatos perderam devido à perda de empregos no COVID-19 para se qualificarem.

Dependentes no processo de Imigração

Ela também pediu que congelassem a idade de elegibilidade para filhos dependentes, para que não envelheçam fora do sistema como resultado de interrupções do coronavírus e, portanto, possam continuar a ser elegíveis para solicitar residência permanente com suas famílias.

Mendicino respondeu que o governo continuará a aplicar flexibilidades de políticas para minimizar as interrupções causadas pela pandemia, incluindo aquelas que afetam o Programa de Cuidadores. Ele não prometeu nenhuma medida para o programa, especificamente.

Depois que o tempo do ministro acabou, Christine Normandin do Bloco de Québécois perguntou aos funcionários do IRCC se os candidatos a autorização de trabalho no setor de hospitalidade estavam sendo ignorados.

Marian Campbell Jarvis, vice-ministra assistente encarregada da política do programa IRCC, respondeu que o departamento de imigração está fazendo a triagem dos pedidos de autorização de trabalho no contexto da pandemia.

Os cargos em saúde e outros serviços essenciais estão sendo priorizados em relação a outras áreas, o que não significa necessariamente que os cargos do setor de hospitalidade estão sendo ignorados.

Normandin então questionou a queda nos pedidos de residência permanente processados ​​em julho, já que nos meses anteriores haviam aumentado após o golpe inicial em abril. Daniel Mills, o vice-ministro assistente encarregado das operações do IRCC, respondeu que muitos arquivos estavam nos últimos estágios de aprovação antes que o Canadá fosse bloqueado.

Esses arquivos foram processados ​​primeiro, causando o aumento inicial. A diminuição foi resultado da limitação de recursos do IRCC e, portanto, da queda nos níveis de produtividade.

Coleta de biometria

Normandin também perguntou se é uma possibilidade para o IRCC permitir que a biometria seja feita na fronteira quando os candidatos à imigração chegam ao Canadá. Tapley respondeu que a biometria deve ser feita antes que os estrangeiros entrem no país para que o IRCC possa confirmar sua identidade, como parte de uma medida de segurança.

Leia também: Canadá: IRCC ativa agendamento online para coleta de biometria

Mendicino também havia chamado a atenção para o número de Centros de Solicitação de Visto que reabriram em todo o mundo, incluindo locais como os EUA e a Índia, onde residem muitos candidatos à imigração.

Patrocínio familiar

Mendicino prometeu que 49.000 pedidos de cônjuge seriam processados ​​até o final do ano. O ministro disse que uma força tarefa especial foi designada ao IRCC para processar essas solicitações, mas não confirmou o número exato de indivíduos designados para esses casos. Ele disse que o departamento continuaria trabalhando para melhorar o processamento de aplicações para a classe familiar até 2023.

A ministra suplente Raquel Dancho, do Partido Conservador, forneceu ao ministro uma lista de cerca de 100 nomes de pessoas que solicitaram uma isenção de viagem como parentes e não tiveram notícias do IRCC. O ministro concordou em olhar pessoalmente a lista.

Tapley explicou mais tarde que o padrão de serviço para essas aplicações estava de volta ao padrão de 14 dias, depois que os membros do comitê foram informados pelo call center do IRCC que eles estavam sendo processados ​​em 21 dias úteis.

O vice-ministro disse ter recebido cerca de 50.000 pedidos de e-mail para reunificação familiar. Nem todos representam um caso específico, mas cada um precisa ser examinado. Muitos são candidatos dos EUA que não possuem arquivos no Sistema Global de Gerenciamento de Casos. O IRCC agora tem 100 funcionários atribuídos a esses arquivos e as horas extras aumentaram consideravelmente para garantir que o padrão de serviço seja atendido a tempo.

Vistos para visitantes

Kwan levantou a questão dos candidatos à classe familiar que estão constantemente sendo impedidos de obter vistos de visitante para o Canadá devido à política 179 (b). Esta cláusula afirma que os solicitantes de visto de visitante devem demonstrar que deixarão o país no final de sua estada autorizada, e devem fazer isso informando ao oficial de imigração que eles têm vínculos com seu país de origem.

Eles estão autorizados a vir ao Canadá como visitantes se tiverem um pedido de residência permanente pendente, graças ao conceito de dupla intenção. No entanto, Kwan afirmou: “A dupla intenção não está funcionando”. Ela disse que é porque a decisão em grande parte depende do policial que cuida do caso.

Leia também: COVID-19: Estudantes e familiares agora podem viajar para o Canadá

Kwan perguntou a Mendicino se ele consideraria suspender o 179 (b) para candidatos que se inscrevem com dupla intenção, ou emitir um visto de visitante especial, como o Super Visa para o Programa de Pais e Avós.

O ministro da imigração disse que está “aberto para explorar as flexibilidades quando necessário”, acrescentando que cada caso é avaliado por seus méritos.

Cartões de residência permanente expiraram

Kwan também perguntou sobre pessoas cujos cartões de residência permanente expiraram no Canadá, que desejam viajar para o exterior para ver seus entes queridos doentes ou moribundos. Kwan disse que seus eleitores foram informados de que já precisam ter uma passagem aérea para serem considerados casos urgentes. Tapley disse que vai analisar esse problema.

COPRs expirados

Dancho pediu a Tapley que explicasse a situação dos titulares de uma Confirmação de Residência Permanente (COPR) expirada, que foram aprovados para residência permanente, mas não puderam vir para o Canadá por causa da pandemia.

O Vice-Ministro disse que os titulares de COPR expirados que foram aprovados para residência permanente antes de 18 de março não estão no Canadá porque optaram por não viajar durante a pandemia. Ela disse que isso poderia ter sido por muitos motivos, “incluindo as condições de casa”. Tapley disse que eles estão examinando esses arquivos desde setembro, começando com a classe familiar e agora passando para candidatos da classe econômica.

O IRCC está emitindo as cartas de autorização de que os titulares de COPR expirado precisam para viajar, individualmente e por ordem a partir do momento em que expiraram. Eles não os estão processando em uma base geográfica ou país a país. O IRCC nunca teve que lidar com pedidos de detentores de COPR expirados dessa forma antes, disse Tapley.

Seções da resposta de Tapley geraram críticas de titulares de COPR expirados. Especificamente, quando ela insinuou que os titulares do COPR optaram por não vir durante a pandemia e que seus documentos são normalmente válidos por 12 meses.

Países como Índia e Nigéria, onde vivem muitos titulares de COPR expirados, interromperam voos internacionais nos primeiros dias da pandemia. Os titulares de COPR expirados levaram às redes sociais alegando que seus documentos não eram válidos por 12 meses, conforme sugerido pelo vice-ministro. Alguns afirmam que seus COPRs eram válidos por menos de um mês.

Kwan perguntou aos funcionários do IRCC se eles poderiam emitir cartas de autorização automaticamente, para que quem ainda quisesse vir ao Canadá pudesse optar, em vez de examinar os casos individualmente, o que é um processo trabalhoso.

Tapley disse que seria melhor para o serviço ao cliente emitir cartas de autorização individualmente e que seria melhor para a Agência Canadense de Serviços de Fronteiras. Mills disse que tem mais 7.000 pessoas para alcançar e está em busca de uma estratégia mais proativa para se comunicar com eles.

Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP)

Kwan perguntou se o ministro iria estender as Permissões de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP) ou torná-las renováveis ​​para aqueles que foram afetados pela pandemia.

Mendicino disse: “Nenhum estudante internacional vai ser removido do Canadá apenas pelo fato de ter um visto expirado. Vamos permitir um período de tempo para que eles restaurem esse status. ”

Leia também: PGWP: Governo canadense anuncia medidas importantes para cursos online

Tapley mais tarde confirmou que os titulares do PGWP se beneficiarão de um status implícito enquanto o IRCC está trabalhando em uma maneira de possivelmente estender a permissão de trabalho.

Caminhos para residentes temporários para residência permanente

Jasraj Singh Hallan, do Partido Conservador, perguntou ao ministro se haveria um caminho para a residência permanente para trabalhadores de baixa qualificação que prestassem serviços essenciais durante a pandemia.

Como Mendicino mencionou anteriormente na mídia, ele sugeriu que o Canadá está procurando oferecer um caminho de residência permanente para trabalhadores que estão contribuindo com partes essenciais para a economia. Ele nomeou especificamente as ocupações onde há necessidades urgentes, como médicos, enfermeiras, farmacêuticos e trabalhadores de apoio.

Leia também: Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

O Canadá já abriu uma opção de imigração para requerentes de asilo que trabalham na área da saúde. Mendicino sugeriu que o governo buscaria trabalhadores temporários e estudantes em seguida.

Sobre o estudo sobre como COVID-19 afetou a imigração para o Canadá

Este estudo está analisando questões de imigração durante a pandemia, como atrasos de inscrições, tempos de processamento estendidos e barreiras que impedem a reunificação familiar, como a cláusula que impede os cônjuges de visitarem seus parceiros no Canadá enquanto aguardam a aprovação de um pedido de residência permanente.

Eles também estão examinando a decisão do governo de reintroduzir um sistema de loteria para o Programa de Pais e Avós, bem como atrasos no processamento de vistos de visitante, autorização para cartas de viagem, entre outros.

Depois que o estudo for concluído, o comitê apresentará suas conclusões à Câmara. O governo tem então 120 dias para apresentar uma resposta, que pode ou não resultar em mudanças na política.

Concluido

Diante das repostas dadas por Mendicino ao Comitê Parlamentar de Cidadania e Imigração fica evidente que o IRCC continua buscando por soluções pontuais a fim de minimizar os efeitos da pandemia sobre a imigração.

A boa notícia é que o Canadá vai começar seus primeiros testes com a vacina para o COVID em janeiro de 2021. Todavia, até que haja de fato uma efetiva que no número de casos, o cenário se mantem ainda incerto quanto aos prazos de processamento e reabertura das fronteiras.

Apesar de não tão claro, algumas declarações dadas ao comitê deixam no ar uma certa intenção do governo em manter as pessoas que já estão no país de alguma forma, talvez até concedendo algum tipo de asilo não previsto em lei como forma de agradecimento pelo apoio e resiliência durante a pandemia, mas isso são apenas hipóteses.

Para os estudantes internacionais, acreditamos que não haja grandes mudanças, apenas mais flexibilidade na mobilidade e nos prazos estendidos. Colleges e universidades estão enfrentando um verdadeiro desafio de repensar seus modelos de aula e infraestrutura em tempos de distanciamento social e isso vem afetando a forma como o IRCC enxerga a dinâmica dos estudantes internacionais.

Além disso, o interesse do governo neste público continua sendo essencial, não apenas do ponto de vista econômico, pois eles trazem um incremento substancial para economia do país, mas também por sua contribuição como futura mão de obra qualificada. Então é improvável que seu plano de estudar aqui seja afetado.

Com relação aos processos de reunificação família, o destaque ficou por conta do patrocínio para os pais e avos, que devido a enorme demanda pode passar a ser processado através de sorteio. Sobre este ponto, o Canadá vem mostrando que seu entendimento sobre a reunificação familiar é fundamental para manter seus imigrantes mais confiantes em um projeto de vida a longo prazo, já que com pais e avos por perto, fica muito mais fácil criar fortes vínculos no país.

Leia também: Como patrocinar seu parceiro para a imigração canadense

O atual cenário de pandemia trouxe muitos problemas para imigração, mas também algumas oportunidades que podem ou não ser mantidas após o COVID. Diante disso, é correto afirmar que se você tem planos de vir para o Canadá, é essencial que comece esse projeto para ontem.

Leia também: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

Após o governo canadense anunciar que sua meta de imigrantes para os próximos três será de aproximadamente 1.2 milhões de novos candidatos, a largada para corrida já foi dada, ficando cada dia mais acirrada.

Precisa de ajuda em seu projeto de imigração durante a pandemia? Entre em contato com conosco agora e tire do papel seu plano Canadá! Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.