184 mil, esse foi número de novos imigrantes no Canadá em 2020

74 views

Com essa marca a imigração canadense caiu para o nível mais baixo desde 1998 em razão do coronavírus. Estes dados do governo canadense mostram que o país recebeu apenas 184.370 novos residentes permanentes em 2020 dos 340 mil projetados anteriormente. Continue lendo para mais detalhes sobre esse cenário.
André Salles
André Salles
Publicado em: 12 de fevereiro de 2021

Atualizado em: 29 de abril de 2021

Você vai ver neste post...


Ainda sofrendo com a pandemia

Novos dados do governo canadense mostram que o país recebeu 184.370 novos residentes permanentes em 2020, conforme o fluxo de recém-chegados caiu devido à pandemia do coronavírus.

É importante salientar que este número não representa o universo de imigrantes que chegaram ao Canadá como estudantes e trabalhadores qualificados em 2020 gozando do status de residente temporário e que consequentemente poderão estar aptos a fazerem parte deste grupo de 184 mil.

O número se refere a quantidade de pessoas que receberam a tão cobiçada residência permanente, seja através de processos federais ou provinciais, já estando no Canadá ou não.

Este é o nível mais baixo de imigração para o Canadá desde 1998, quando recebeu pouco mais de 174.000 imigrantes naquele ano.

Em março de 2020, o ministro da Imigração do Canadá, Marco Mendicino, anunciou que o Canadá buscaria acolher 341.000 novos imigrantes, o mesmo nível de 2019. Dias depois, no entanto, o primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou que o Canadá foi obrigado a impor novas restrições a viagens para conter a disseminação do COVID -19.

LEITA TAMBÉM: Restrições de viagem para o Canadá: Últimas atualizações sobre a política de imigração COVID-19

Dados divulgados pelo Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) mostram que a imigração para o país caiu na mesma época em que as restrições de viagem entraram em vigor e os fluxos de recém-chegados no país ainda precisam se recuperar aos níveis pré-pandêmicos.

No entanto, o Canadá está mantendo um compromisso firme em receber altos níveis de imigrantes para apoiar sua recuperação econômica pós-COVID.

Desde o início da pandemia, IRCC e províncias e territórios em todo o país continuaram a processar pedidos de imigração novos e existentes. Isso é para concluir o processamento do maior número possível de inscrições, de modo que os elegíveis para obter o status permanente ou temporário agora possam fazê-lo enquanto as restrições de viagem e outras interrupções pandêmicas persistirem.

A segunda razão pela qual os governos do Canadá estão processando pedidos agora é permitir que o sistema de imigração do país se recupere o mais rápido possível após a pandemia.

7 Passos para imigrar via Express Entry

Inscreva-se agora e receba nosso roteiro completo "Descomplicando a imigração canadense".

No final de outubro de 2020, Mendicino anunciou as metas de imigração mais ambiciosas da história canadense. Sob o Plano de Níveis de Imigração 2021-2023, o Canadá pretende receber pelo menos 401.000 novos imigrantes por ano.

Em uma recente entrevista à TV, Mendicino disse estar confiante de que os alvos são realistas, mesmo durante a pandemia. As razões para isso incluem o IRCC convidando mais candidatos à imigração que moram no Canadá agora para se inscreverem para residência permanente através do sistema Express Entry.

Províncias e territórios estão empregando uma abordagem semelhante por meio do Programa de Indicação Provincial (PNP) e em Quebec.

Além disso, as restrições de viagem contêm uma série de isenções que permitem que certos indivíduos, como parentes próximos de cidadãos canadenses e residentes permanentes, imigrem para o Canadá durante a pandemia.

Imigração para o Canadá entre 1860 e 2020

O Canadá recebeu cerca de 300.000 novos imigrantes anualmente nos anos que antecederam a pandemia. A taxa de imigração do país ficou em cerca de 0,9%, o que representa três vezes mais novos imigrantes per capita do que os Estados Unidos.

A taxa de imigração do Canadá caiu para 0,5% em 2020, quando o país recebeu menos de 200.000 imigrantes pela segunda vez desde 1989 (a única outra vez foi em 1998).

Olhando para o futuro, os níveis de imigração do Canadá provavelmente ultrapassarão 200.000 recém-chegados em 2021, já que o IRCC se adaptou à pandemia.

A principal razão pela qual a imigração falhou em quebrar a barreira de 200.000 recém-chegados no ano passado foi que os pousos de residência permanente no Canadá despencaram entre meados de março e maio de 2020, quando funcionários do governo federal foram afetados por bloqueios e outras medidas pandêmicas.

Como Mendicino indicou em sua recente entrevista para a TV, o IRCC expandiu suas operações para incorporar trabalho remoto e mais processamento de aplicativos online. Essas medidas devem ajudar a evitar interrupções inesperadas em sua capacidade de apoiar a recuperação dos níveis de imigração.

A pandemia continuará a ter um impacto no Plano de Níveis de Imigração do Canadá, mas podemos esperar que os níveis ultrapassem 401.000 anualmente, uma vez que o COVID-19 tenha sido contido globalmente.

Nesse ínterim, IRCC e províncias e territórios continuam a emitir novos convites de imigração. O IRCC realizou um sorteio de Express Entry ontem e deve realizar outro esta semana.

E você? Já se decidiu se o Canadá é uma boa para você? Entra em contato com a gente hoje mesmo e descubra se tem perfil para imigrar. Ajudamos você com esse processo.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra se você possui perfil elegível para imigrar de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.