Canadá abre hoje suas portas para turistas internacionais totalmente vacinados - Neway for you

Canadá abre hoje suas portas para turistas internacionais totalmente vacinados

133 views

Como anunciado pelo governo em junho de desse ano, o dia 7 de setembro marca uma página virada para as restrições de viagem impostas a viajantes internacionais cujos motivos não sejam essenciais. Após 17 meses de fronteiras fechadas para turistas, espera-se que alguns setores ligados ao lazer e entretenimento tenham a chance de recuperar as enormes perdas deixadas pela pandemia. Neste post, vamos falar com pouco sobre a novidade e também orientar aos visitantes que medidas estão sendo adotadas pelo governo federal e províncias no acesso a serviços como bares, restaurantes e atrações turísticas.
Marco Vasconcelos
Marco Vasconcelos
Publicado em: 7 de setembro de 2021

Atualizado em: 8 de setembro de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (Diretor da Neway) explicando sobre os sobre tipos de visto de turismo para o Canadá.

Assista abaixo:

Quem pode visitar o Canadá nesse momento?

O Canadá agora está abrindo suas fronteiras para turistas que estão totalmente vacinados em 7 de setembro de 2021.

Os viajantes precisarão ter completado o curso completo de vacinação. Eles também devem ser vacinados com uma vacina aprovada pelo Canadá.

Isso significa que os viajantes precisarão ter recebido duas doses da vacina Pfizer, da vacina Moderna ou da vacina AstraZeneca, ou uma dose da vacina Janssen. Outras vacinas que podem ser aprovadas em outras partes do mundo não são atualmente aceitas.

Além disso, os viajantes precisam ter recebido sua última dosagem pelo menos 14 dias antes de viajarem para o Canadá.

A mesma regra já estava em vigor desde de 9 de agosto para seu vizinhos EUA, tanto para viagens áreas como terrestres.

LEIA TAMBÉM: Regras para dirigir dos EUA para o Canadá durante a pandemia

O Canadá começou a permitir que cidadãos americanos totalmente vacinados e residentes permanentes entrassem no Canadá a partir de 9 de agosto de 2021. Essa primeira etapa permitiu que o governo canadense se preparasse para a abertura total de sua fronteira para indivíduos vacinados.

O que você precisa saber antes de viajar para o Canadá?

Os viajantes que chegam ao Canadá devem usar o aplicativo móvel ou web ArriveCAN, onde enviarão suas informações pessoais e de viagem.

Eles precisarão apresentar um resultado de teste molecular de COVID-19 antes da chegada, mesmo se estiverem totalmente vacinados. Os viajantes também podem ser selecionados aleatoriamente para realizar um teste COVID-19 na chegada ao Canadá. Eles também deverão apresentar comprovante de vacinação e não apresentar nenhum sintoma do vírus.

Além disso, os viajantes para o Canadá estarão isentos da quarentena se atenderem a certos requisitos. No entanto, eles ainda deverão preparar um plano de quarentena, caso o oficial de fronteira determine que eles não atendem a esses requisitos.

Indivíduos não vacinados com menos de 12 anos de idade terão permissão para entrar no Canadá sem a necessidade de quarentena se seus pais ou responsáveis ​​estiverem totalmente vacinados e os estiverem acompanhando.

Cidadãos estrangeiros não vacinados não têm permissão para entrar no Canadá. Os que têm permissão para entrar no Canadá incluem trabalhadores temporários, estudantes internacionais, diplomatas e outros indivíduos que estão viajando por um motivo essencial. Esses indivíduos devem ficar em quarentena por 14 dias após a chegada, se não estiverem totalmente vacinados.

Temos dois artigos em nosso blog com guias completos para você que tem planos de viajar para o Canadá ainda esse ano.

Também é importante observar que voos internacionais só podem chegar a nove aeroportos canadenses, listados abaixo:

  • Aeroporto Internacional Pearson de Toronto;
  • Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau;
  • Aeroporto Internacional de Vancouver;
  • Aeroporto Internacional de Calgary;
  • Aeroporto Internacional Halifax Stanfield;
  • Aeroporto Internacional Jean Lesage de Quebec;
  • Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier;
  • Aeroporto Internacional James Armstrong Richardson de Winnipeg;
  • Aeroporto Internacional de Edmonton.


Além disso, os voos da Índia continuarão a ser proibidos até pelo menos 21 de setembro, e os voos do Marrocos serão proibidos até pelo menos 29 de setembro.

Aqueles que viajam da Índia ou Marrocos precisarão parar em um terceiro país, onde terão que fazer um teste COVID-19 negativo, antes de continuar para o Canadá. O teste COVID-19 deverá ser realizado dentro de 72 horas antes da partida do vôo final para o Canadá.

É arriscado fazer turismo no Canadá durante o COVID-19?

NOVO CASOS CANADA
Dados do Google – Fonte oficial do governo canadense COVID-19 Tracker Canada

Bem, sejamos realistas, ninguém está livre do riso de se contaminar com o vírus até que este passe a ser tratado como uma gripe de estação, então, até lá, todo o cuidado é pouco. Para os canadenses, o verão desse ano (junho a agosto) foi bem mais relaxado, com muitas aglomerações em locais públicos, além de bares e restaurantes operando com capacidade limitada.

Como esperado, o resultado desse relaxamento foi o mesmo comportamento observado na segunda e terceira, começamos a ver um elevação no número de casos logo após o final da estação de verão. Todavia, agora está sendo possível verificar os resultados da forte campanha de vacinação promovida pela governo com o redução significativa dos casos graves de hospitalizações e óbitos.

Hospitalizacoes canada
Dados do Google – Fonte oficial do governo canadense COVID-19 Tracker Canada

De ofertas de combos da McDonalds grátis a inscrições em sorteios de loterias para quem tomasse a vacina, tudo foi usado como incentivo para chamar a população. Postos de vacinação espalhados pelos quatro cantos do país, incluindo muitos sem agendamento, foram responsáveis pela marca de 68% totalmente vacinados hoje.

É fato que já estamos numa quarta onda, mas nada comparado aos números de 2019 e 2020. Segundo dados divulgados pelo Helth Canadá, o aumento no número de hospitalizações e casos graves esta sendo evidenciado em indivíduos não vacinados ou apenas parcialmente vacinados. No entanto, mesmo com estes dados, ainda há um crescente movimento anti-máscara e anti-vacina no Canadá a medida em que em que o governo endurece as regras de saúde pública restringindo cada vez mais o acesso ao serviços, incluindo a oportunidade de emprego apenas para os totalmente vacinados.

VACINACAO CANADA
Dados do Google – Fonte oficial do governo canadense COVID-19 Tracker Canada

A vacinação não é obrigatória do Canadá, mas diante do cenário de limitações imposto pelo governo, será cada vez mais difícil transitar livremente no país se você optar pelo caminho da não imunização. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Como o turista deverá se comportar no país para aproveitar o máximo de sua estadia.

Turismo no Canadá, o que muda em sua estadia no país

Viajar em tempos de pandemia será de longe a mesma experiência de turismo do passado, haja vista a quantidade de novas regras impostas por alguns governos quanto ao uso de máscara e limite de pessoas no mesmo ambiente, mas esses são os novos tempos e, se quisermos ter um pouco de prazer em nossa estadia, seja no Canadá ou qualquer outro destino, será necessário nos adaptarmos a essa nova realidade.

Dito isso, vamos a alguns fatos importantes sobre como o Canadá está lidando com estas questões, pois, como um dos países que mais levou tempo para reabrir suas fronteiras a turistas, ele deve ter motivos de sobra para querer manter o controle da pandemia.

Medias federais e provinciais

No Canadá, as províncias (ou estados) possuem uma grande autonomia para legislar em causa própria, incluindo a gestão de seus próprios sistemas de saúde pública. Do ponto de vista federal, o governo canadense é responsável por definir as diretrizes de controle quanto a vacinação e fronteiras e, neste aspecto, ele continua fazendo a sua parte, uma vez que atingimos uma marca razoável de doses aplicadas e as torneiras finalmente estão abertas.

Todavia, cada província vem definindo suas próprias regras de controle ligadas ao acesso a espaços públicos e privados, incluindo bares, restaurantes, academias de ginastica, escolas e repartições do governo.

Puxando a fila de regras particulares, a província do Quebec lançou na semana passada seu pacote de restrições com o lançamento de seu passaporte vacinal eletrônico VaxiCode.

Entre as novas regras impostas, a mais controversa está no fato que o acesso bares, restaurante, salas de espetáculos, academias de ginástica e praticamente toda a atividade indor, será permitida exclusivamente aos totalmente vacinados (pelo menos duas doses de vacinas aceitas pelo Health Canadá).

Para entrar nestes ambientes será necessário apresentar um QR Code em seu smartphone que será confirmado por um funcionário do estabelecimento a fim de permitir sua entrada. Na impossibilidade de utilizar o aplicativo, será necessário apresentar sua prova de vacinação completa através de um documento aceito pelas autoridades de saúde.

Além da prova de vacinação, será exigido um documento de identificação com foto para checagem completa. Vamos detalhar sobre isso em breve aqui no Blog.

As províncias da Columbia Britânica e Ontário já estão em processo para adotar seus próprios meios de controle e devem seguir com regras bem parecidas nos próximos dias segundo notas da impressa local.

Como turista, estão regas não chega a ser um problema, pois um dos pré-requisitos para entrar no país é estar completamente vacinado. Contudo, ainda é cedo para dizer se tais medidas serão eficazes, ou melhor dizendo, se estas serão realmente viáveis do ponto de vista operacional.

Experiências passadas como a quarentena obrigatórias de 3 dias em hotéis para viajantes internacionais foram bastante questionadas quanto aos seus efeitos práticos ao controle da pandemia no país.

LEIA TAMBÉM: Viajantes totalmente vacinados que chegam ao Canadá agora estão isentos de quarentena obrigatória em hotel

Outro fator que vem sendo discutido no âmbito geral do setor de turismo e entretenimento é que, devido a enorme escassez de mão de obra nestes setores, a capacidade de atender ao fluxo interno de consumidores já está em modo crítico, com muitos estabelecimentos operando com horários reduzidos por falta de pessoal.

Adicionar uma camada de atendimento extra em estabelecimentos que já estão estrangulados com sua operação tem sido motivo de muita discussão entre donos de bares e restaurantes, principalmente para os pequenos negócios.

LEIA TAMBÉM: “Vagas de emprego no Canadá ultrapassam 800.000 só na indústria de serviços

Para quem espera entrar nesses ambientes, recomendamos uma certa dose de paciência, já que o tempo de checagem ainda será algo experimental nas próximas semanas devido a problemas que possam surgir com relação ao uso do aplicativo e apresentação de documentos impressos.

Resumindo, as próximas semanas nos dirão se o Canadá está realmente pronto para receber seus turistas de forma satisfatória ou não. Espera-se que o governo tente conciliar o bem estar da população no que tange a questões de saúde pública, sem esquecer de também priorizar a retomada da economia no setor que mais sofreu com a pandemia.

É isso pessoal, já estão de malas prontas? Nos vemos no próximo post.

Precisa de ajuda para emitir seu visto de turista canadense durante a pandemia? Entre com contato cm nossos consultores hoje mesmo clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Precisa de um visto canadense para estudar, trabalhar ou visitar?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.