Como saber se uma oferta de emprego no Canadá é real ou fraudulenta

309 views

Então você encontrou o emprego dos seus sonhos num país onde a economia não para de atrair talentos. Mas como você saber se a carta com a oferta de emprego (job offer) que você recebeu não se trata de uma fraude? Neste artigo, vamos destacar os dez sinais indicadores mais comuns a serem observados ao revisar sua carta de oferta de emprego no Canadá.
Lina Donnard
Lina Donnard
Publicado em: 13 de julho de 2021

Atualizado em: 12 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Como saber se uma carta de oferta de emprego no Canadá é genuína?

Pode parecer estranho estarmos falando sobre fraudes no Canadá, principalmente quando nos habituamos a ouvir que este país é tido como um exemplo de respeito e cidadania. Infelizmente, fraudes no Canadá tem sido cada vez mais comuns à medida em que país vem se tornando uma referência mundial em oportunidade de empregos de alta qualidade. Por essa razão, muitos fraudadores se aproveitam todos os dias da boa fé de pessoas ainda em seus países.

Se você vem postulando vagas de emprego no Canadá através de redes como LinkedIn, por exemplo, é provável que seu perfil seja alvo de golpistas em algum momento de sua busca, estando você aqui no Canadá ou não.

As formas mais usuais para esse tipo de fraude se dão através de e-mails ou por telefone, pois nesses meios de comunicação fica muito mais difícil rastrear a origem dos dados do fraudador.

A veja seguir os dez sinais mais comuns encontrados em uma carta de emprego (job offer) canadense fraudulenta.

1. Erros ortográficos ou gramaticais

Uma das coisas mais comuns que você encontrará numa carta falsa de oferta de emprego são os erros, muitas vezes grosseiros em sua redação. Como o inglês e o francês são as línguas oficiais do Canadá, não há razão para erros gramaticais ou erros ortográficos estranhos. Se você encontrar uma quantidade absurda de erros em sua carta de oferta de trabalho, fique atento, pois todo o cuidado é pouco.

2. Endereço de e-mail do recrutador estranho

Uma carta de oferta de trabalho genuína nunca será enviada através de um endereço de e-mail cujo domínio seja gmail, hotmail e afins, por exemplo, recrutment@gmail.com. Os golpistas tendem a usar endereços de e-mail estranhos que geralmente não incluem o nome da empresa de recrutamento, por exemplo. Eles também tendem a roubar modelos de e-mail de outras empresas e usá-los para enganar candidatos desavisados. À primeira vista, parecerá um e-mail legítimo, mas quando você olha de perto, pode encontrar pequenas diferenças, como incluir um hífen no nome.

Uma oferta de emprego real sempre virá de um e-mail registrado da empresa. Se você suspeitar que o e-mail não veio de uma empresa de recrutamento legítima ou do departamento de recursos humanos interno de uma empresa canadense, há várias etapas que você pode seguir:

  • Faça uma busca no Google usando o mesmo titulo do emprego que está sendo oferecido, bem como em bancos de empregado usando o nome da empresa;
  • Verifique se existe um site da empresa e esta vaga também esta sendo ofertada nele, lembrando que existe a possibilite do próprio site ter sido clonado pelo fraudador;
  • Use sites, como Scam Adviser, para verificar a legitimidade do site.
  • Verifique a carta de trabalho por meio de autoridades governamentais oficiais, como:

3. Treinamento obrigatório pago

Se um recrutador menciona que você terá que pagar pelo treinamento para conseguir o emprego no Canadá, provavelmente ele não é um recrutador. Nenhum recrutador ou empresa canadense jamais solicitará que você pague pelo treinamento obrigatório. A maioria dos empregos oferecerá treinamento no local de trabalho, se necessário, às custas da empresa.

MATARONA TRABALHAR NO CANADÁ

Uma semana de aulas ao vivo te ensinando como trabalhar no Canadá - Descubra porque tantos brasileiros estão se mudando para o Canadá.

Evento Online e Gratuito dos dias 18 a 24 de outubro. Clique aqui para saber mais ou inscreva-se AGORA!

Acredite, já vi pessoas aqui enviando cheques pelo correio para empresas com endereços falsos e que perderam de mil a três mil dólares nesse tipo de fraude. Isso ocorre tanto para pessoas dentro ou fora do Canadá.

4. Garantia ou entrada fácil no Canadá

Se uma empresa de recrutamento ou negócio afirma ser capaz de garantir que conseguirá um visto de trabalho ou um visto para entrar no Canadá, isso é definitivamente uma farsa. A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) é a única autoridade que tem a capacidade de aprovar ou emitir autorizações de trabalho ou vistos canadenses.

O mesmo vale para advogados de imigração ou Consultores Regulados de Imigração Canadense (RCICs). Embora ambos sejam legalmente os únicos profissionais de imigração com permissão para cobrar pelos serviços de visto e aumentar drasticamente suas chances de sucesso no processo de solicitação, eles também não podem garantir sua entrada no Canadá.

5. Pagamento para garantir um emprego

Assim como um recrutador não pode garantir que você poderá entrar no Canadá, um recrutador legítimo nunca pedirá que você envie dinheiro para garantir que você consiga o emprego. Isso é extorsão e é contra a lei.

Se um agente lhe pedir para enviar dinheiro em troca de um trabalho no Canadá, interrompa qualquer comunicação posterior e informe as autoridades imediatamente.

6. Nenhuma prova escrita de oferta de emprego

Se você receber uma oferta de emprego canadense por telefone ou se o recrutador tentar convencê-lo de que você não precisa de uma carta de oferta de emprego, é bem provável que você esteja falando com um golpista.

Se você for um estrangeiro candidatando-se a trabalhar no Canadá, você precisará da carta de oferta de trabalho, quer seja residente permanente ou trabalhador temporário. Para reivindicar pontos do Comprehensive Ranking System (CRS) por meio de programas de imigração no sistema Express Entry, por exemplo, você precisará da carta como um documento de apoio para reivindicar os pontos do CRS.

Se você planeja trabalhar temporariamente no Canadá, precisará da carta de oferta de trabalho para solicitar o visto de trabalho no Canadá.

7. Ausência de processo LMIA ou número de emprego

Além de precisar de uma carta de oferta de emprego (job offer), você pode precisar de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). Este é um documento necessário para demonstrar que a empresa que deseja contratá-lo não conseguiu encontrar um cidadão canadense ou residente permanente no Canadá que seja adequado para preencher a função.

No caso de você receber uma carta de oferta de trabalho, é importante examiná-la com muito cuidado e garantir que ela tenha todas as informações necessárias, especialmente o seu número de emprego, pois você precisará disso quando solicitar seu visto canadense.

LEIA TAMBÉM: Job offer e LMIA: O que você precisa saber antes de trabalhar no Canadá?

8. Sem deveres, taxas de pagamento, deduções e condições de emprego

Depois de receber sua carta de oferta de trabalho para o Canadá, certifique-se de que ela tenha as seguintes informações:

  • Descrição detalhada do trabalho com uma lista de habilidades, deveres e responsabilidades relacionados ao trabalho.
  • Sua taxa de pagamento ou salário, incluindo deduções, além de:
    • Carga horária do contrato (Ex: 20 ou 40 horas semanais)
    • Local de trabalho

A carta também deve ser em papel timbrado oficial da empresa com informações de contato. Certifique-se de que seu empregador ou recrutador pode ser contatado, pois um golpista costuma usar um endereço ou número de telefone falso para parecer confiável.

9. Intermediadores que não sejam seu empregador

A menos que você esteja lidando com uma agência oficial de recrutamento, sua carta de oferta de trabalho deve vir diretamente de seu empregador. Qualquer outra comunicação sobre sua oferta de emprego no Canadá que venha de uma fonte desconhecida pode ser fraudulenta.

10. Não são necessárias entrevistas ou experiência

Como diz o ditado popular. “Quando a esmola é grande, o santo desconfia.” Qualquer oferta de emprego no Canadá que alega que “não há necessidade de entrevista ou experiência” ou que ofereça um salário muito alto em comparação com a média nacional ou regional, provavelmente não é real.

É fato que o Canadá está realmente procurando trabalhadores qualificados e experientes, mas não de forma desordena e sem o controle do governo. Na verdade, o próprio governo desenvolveu seu sistema de pontos, capaz de definir critérios de elegibilidade. Sendo assim, o sistema de imigração canadense é baseado em cinco fatores principais:

  • Idade
  • Competências linguísticas (inglês e francês)
  • Educação (Nível de formação)
  • Experiência de trabalho
  • Capacidade de se estabelecer no Canadá (família no Canadá, comprovante de fundos, etc.)

Outros sinais de alerta a serem observados

  • Solicitação de informações confidenciais ou de segurança.
  • Ofertas de emprego para as quais você não se inscreveu.
  • Solicitação de transferência de dinheiro ou pacotes para você (lavagem de dinheiro).

Neste último, a pratica comum é a pedir que você informe sua conta bancária no Canadá que você possa receber um certa quantia de dinheiro e logo em seguida transferi-la para outra banco ou sacar e entregar o dinheiro a outra pessoa sob a promessa de uma vaga de emprego. Parece brincadeira, mas conheço pessoas aqui que já caíram nesse golpe.

Obtendo uma oferta de emprego válida no Canadá

A melhor maneira de evitar decepções e conseguir uma oferta de emprego de verdade no Canadá é se inscrever por meio de sites de empregos estabelecidos, como o site de empregos do próprio governo, o Job Bank Canada ou outros sites conhecidos como Monster Canada, Workopolis ou Indeed. O Linkedin também é um ótimo lugar para encontrar ótimas ofertas de emprego, mas certifique-se de sempre manter o controle sobre você.

Pensando nisso, separei alguns artigos no blog que podem ajuda-lo em seu processo de busca por empregos no Canadá.

Antes de aceitar qualquer oferta de emprego, certifique-se de examinar todos os detalhes da carta de oferta de emprego e fazer o máximo de perguntas que puder sobre o emprego. Lembre-se de que nem toda carta de oferta de emprego geralmente significa que não há emprego.

Pronto para trabalhar no Canadá?

Existem milhares de empregos disponíveis no Canadá que precisam ser preenchidos. Você só precisa seguir os canais adequados. Por mais que a oportunidade oferecida a você pareça a realização de um sonho, sempre há a possibilidade de que alguém esteja tentando enganá-lo.

Fique atento e, se não tiver certeza, não há mal nenhum em contratar os serviços de profissionais que já passaram por esse caminho antes e zelarão pelos seus melhores interesses.

Quer aumentar suas chances de receber uma oferta real de emprego no Canadá. Entre em contato hoje mesmo nosso time de especialistas em mercado de trabalho. Saiba mais clicando aqui.

Modelo de Banner Blog Coaching Profissional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

MARATONA TRABALHAR NO CANADÁ

Uma semana de aulas ao vivo te ensinando como trabalhar no Canadá - O país que mais tem recrutado brasileiros nos últimos anos.

Evento Online e Gratuito dos dias 18 a 24 de outubro. Clique aqui para saber mais ou inscreva-se AGORA!

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.