Canadá mantém seu ritmo de imigração
Na semana passada, o governo do Canadá divulgou o Relatório Anual ao Parlamento sobre Imigração 2020. Este relatório foi lançado para fornecer ao Parlamento e ao público uma visão geral dos últimos desenvolvimentos da imigração no Canadá. É lançado junto com o Plano de Níveis de Imigração do Canadá.
Com o Canadá buscando receber mais de 400.000 imigrantes anualmente de acordo com seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023, o relatório anual lança alguma luz adicional sobre como o governo federal pretende atingir suas novas metas ambiciosas de imigração.
Aqui estão quatro destaques do relatório.
1) O Canadá deu as boas-vindas a mais de 1 milhão de recém-chegados em 2019
O Canadá acolheu mais de 1 milhão de imigrantes e portadores de autorização de estudo e trabalho em 2019. Mais de 341.000 recém-chegados chegaram como residentes permanentes. Mais de 400.000 autorizações de estudo obtidas. Outros 400.000 autorizações de trabalho obtidas.
Isso serve como um lembrete de que a maioria dos recém-chegados do Canadá não chega como residente permanente, mas sim temporariamente.
No entanto, as admissões de residentes permanentes do Canadá agora serão compensadas graças ao Plano de Níveis de Imigração 2021-2023.
Leia também: “Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023“
Relatório Anual para o Parlamento no modo infográfico.

Fonte para todos os recursos visuais: IRCC.
2) Quase 200.000 imigrantes chegaram através do processo classe econômica em 2019
O Canadá acolhe quase 60% de seus novos residentes permanentes na classe econômica. Este permanecerá o mesmo segundo dados do Plano de Níveis de Imigração 2021-2023.
Em 2019, quase 200.000 imigrantes foram recebidos pelo Canadá via classe econômica. Destes imigrantes, pouco mais de 90.000 chegaram pelo Express Entry.
A grande maioria dos imigrantes Express Entry desembarcou em Ontário (71%), seguido pela Columbia Britânica (17%) e Alberta (8%).
O número desproporcional de imigrantes indo para as maiores províncias do Canadá é o motivo pelo qual o país tem o Programa Provincial de Nomeados (PNP). Um dos objetivos do PNP é incentivar os imigrantes a se estabelecerem em províncias menores.
Leia também: “Para qual província do Canadá é mais fácil imigrar?“
O PNP é responsável pela maior parte da imigração da classe econômica para a maioria das províncias e territórios do Canadá, entre estes: Newfoundland e Labrador, PEI, Nova Escócia, New Brunswick, Manitoba, Saskatchewan, Yukon e os Territórios do Noroeste, que são fortemente dependentes deste programa.
No geral, Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia tiveram níveis comparáveis de admissões PNP em 2019.
Chegadas de classe econômica sob o relatório anual de imigração IRCC 2019




3) IRCC está lidando com atrasos de classe familiar
O relatório anual mostra o progresso que a Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) estava fazendo no combate aos atrasos na reunificação da família antes da pandemia. Dos mais de 90.000 imigrantes que chegaram ao Canadá na categoria de família em 2019, quase 90.000 vieram na categoria de cônjuges, companheiros e filhos.
O IRCC tem um padrão de processamento de pedidos de classe familiar em até 12 meses após o recebimento.
O relatório observa que no final de 2015, o Canadá tinha um acúmulo de 77.000 solicitações na categoria de cônjuges, parceiros e filhos com um tempo de processamento de 21 meses. No final de 2019, esse número caiu para 13 meses.
Leia também: “Como patrocinar seu parceiro para a imigração canadense“
O processamento diminuiu devido à pandemia de coronavírus, no entanto, o IRCC anunciou no final de setembro que teria como objetivo acelerar o processamento de cerca de 6.000 pedidos de patrocínio conjugal por mês até o final de 2020.
Cronograma dos cônjuges – Relatório anual 2019 imigração classe familiar IRCC
4) O Canadá está recebendo mais imigrantes francófonos
Fortalecer seu caráter francófono por meio da imigração é uma das principais prioridades do IRCC. Nas últimas décadas, tem lutado para atrair imigrantes francófonos para comunidades fora de Quebec, no entanto, tem aumentado seus esforços para fazer isso nos últimos anos.
Recentemente, o IRCC fez alterações que concederão mais pontos aos candidatos Express Entry que falam francês.
Leia também: “Candidatos ao Express Entry que falam francês levam vantagem extra“
Esforços adicionais feitos pelo IRCC incluem o lançamento de uma Estratégia de Imigração Francófona e o investimento de mais dinheiro em serviços de assentamento para imigrantes francófonos. No ano passado, a imigração francófona fora de Quebec aumentou em um ponto percentual, o que ainda é baixo, mas representa um aumento maior do que nos últimos anos.
Leia também: “Imigração Quebec divulga detalhes de seus novos programas piloto”
Com base nessa taxa de progresso, o Canadá alcançaria sua meta de imigração francófona de 4,4% dos recém-chegados ao Canadá, estabelecendo-se fora de Quebec em 2023.




Concluindo
Muitas boas notícias vindas do governo canadense este final ano começam a afastar o fantasma da pandemia e as projeções negativas. Com isso, o Canadá só reafirma sua postura e liderança quando se trata de imigração, seja você estudante, trabalhador qualificado ou mesmo imigrante patrocinado, as oportunidades serão muitas. O momento de espera já passou, se você tem planos para vir para o Canadá o relógio já esta contando as horas.
Precisa de ajuda em seu projeto de imigração? Liga, escreve ou manda um inbox para a gente hoje mesmo. Clique aqui para mais informações.




Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.