Mercado de trabalho para contadores no Canadá: O que esperar e como imigrar? | Neway for you

Mercado de trabalho para contadores no Canadá: O que esperar e como imigrar?

136 views

Dizem que a vida de um contador diligente gira em torno de livros fiscais, números em uma planilha e calculadoras surradas, mas e se houvesse mais na vida de um contador do que apenas essas três coisas? Imigrar para o Canadá pode ser uma delas e, como contador, você pode facilmente fazer isso acontecer usando as ferramentas certas. Neste post vamos falar pouco sobre a profissão e como se estabelecer no Canadá com sucesso.
Atualizado em: 7 de julho de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Ser contador no Canadá pode ser um bom negócio?

Sim, existem muitas oportunidades para contadores estrangeiros no Canadá. Além disso, esta atividade permite que alcance bons salários junto com um crescimento excepcional em sua carreira como contador.

Para atuar no Canadá como contador, você provavelmente precisará do status de licenciado ou regulamentado em seu país de origem. Basicamente, por meio de um Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) ou Acordo de Associação Recíproca (RMA), contadores certificados e credenciados em vários países são reconhecidos como qualificados para os padrões canadenses. Se você se enquadrar em uma dessas categorias, pode ter direitos à certificação canadense.

Além de obter uma certificação canadense de contabilidade, você precisará obter um diploma de graduação. Este diploma de graduação deve ser adicionado ao seu status Chartered, embora os níveis profissionais dos exames Chartered possam ser considerados de nível de Mestrado ou superior.

Se você obteve um diploma fora do Canadá, provavelmente precisará obter um ECA (Avaliação de Credencial Educacional). Um ECA é usado para verificar um grau, diploma ou certificado estrangeiro para provar que seu diploma é válido e igual a um canadense.

Para obter sua qualificação o mais rápido possível, o melhor a fazer é recorrer aos órgãos reguladores ou entidades de classe da província que pretende para obter mais informações sobre o processo chamado de equivalência de diploma ou avaliação comparativa.

LEIA TAMBÉM: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

Semelhante aos profissionais de saúde estrangeiros, obter certas qualificações para trabalhar em posições específicas no Canadá pode ser desafiador, mas não impossível.

Os contadores estão em demanda no Canadá em 2021 e 2022?

Contadores são necessários em todos os lugares e todos os dias no Canadá! Estudos mostram que, no período de 2019 a 2028, as vagas de emprego devem totalizar cerca de 79.600, enquanto se espera que 79.500 empregadores estejam disponíveis para trabalhar.

Como mencionado antes, quase todas as empresas precisam de contadores e não é uma surpresa que os empregadores canadenses estejam ativamente fornecendo empregos de contabilidade no Canadá para estrangeiros.

O impacto do COVID-19 nos contadores canadenses e como eles se adaptaram

COVID-19 mudou drasticamente a vida dos contadores canadenses para melhor. Durante os primeiros meses da crise global, os contadores foram desafiados a se ajustar às configurações atuais. Reuniões pessoais e chamadas telefônicas foram substituídas por teletrabalho, como chamadas de videoconferência.

Isso dificultou a criação e construção de relacionamento com base na confiança, na ética e no código de conduta. Todavia, eles foram capazes de se adaptar rapidamente e muitas vantagens foram tiradas com a situação.

A pandemia levou todas as empresas a acelerar seu desempenho digital, reduzir a pegada de carbono e deu aos contadores a oportunidade de aprender como conduzir uma auditoria remotamente.

Por mais incrível que pareça aos olhos de contadores brasileiros, já habituados com regime digital de documentos, burocracia e papelada é algo que os canadenses ainda não conseguiram se livrar. Tenha certeza que nesse ponto somos bem mais avançado do que eles, e ai que entramos no jogo com uma certa vantagem, pois já estamos acostumados com essa dinâmica digital há muitos anos.

A contabilidade é uma boa carreira no Canadá?

No Canadá, a taxa de desemprego para para analistas está na casa dos 1.9%, enquanto que para contadores, auditores e gerentes financeiros esse percentual é 2.3%.

Contabilidade é mais do que uma boa carreira no Canadá e é conhecida por ser uma das profissões mais solicitadas no Canadá. Normalmente é listada entre as 15 profissões com maior demanda no mercado de trabalho canadense, pois a formação permite atuar tando no setor de auditoria como financeiro.

Ao contrário do Brasil, onde os municípios, estados e receita federal operam de forma a cada vez mais automatizar as funções do contribuinte reduzindo a demanda por serviços contábeis, o Canadá tem uma cultura extremamente forte de contar com a ajuda desses profissionais para tudo, desde uma uma simples declaração de renda de uma pessoa física a serviços de auditoria em grandes empresas.

Quais são os postos de trabalho mais comuns em empregos de contabilidade no Canadá para estrangeiros?

Se você está interessado em imigrar para o Canadá e atualmente trabalha e possui experiência como contador em seu país de origem, temos uma boa notícia! O Canadá está procurando pessoas que possuam habilidades contábeis.

Existem vários cargos de contabilidade que o Canadá considera trabalhadores qualificados, como auditores financeiros e contadores, técnicos de contabilidade e guarda-livros, contadores e balconistas relacionados e representantes de vendas e contas.

Baixe grátis currículo no formato canadense

Baixe agora um modelo profissional de currículo + carta de apresentação no formato canadense.

Descrição do trabalho (NOC 1111) – Os contadores usam sua formação e experiência para examinar e / ou criar a exatidão das demonstrações financeiras de uma empresa ou indivíduo. A principal responsabilidade de um contador é garantir a precisão dos documentos financeiros, bem como cumprir as leis e regulamentos relevantes.

Salário médio no Canadá: 58 mil dólares canadenses por ano

Existem vários códigos NOC para contadores, embora o principal seja o NOC 1111.

  • NOC 1111 – Auditores financeiros e contadores
  • NOC 1311 – Técnicos de contabilidade e guarda-livros
  • NOC 1431 – Escriturários contábeis e relacionados
  • NOC 6411 – Representantes de vendas e contas – comércio atacadista (não técnico)

Saiba mais sobre o sistema de código NOC clicando aqui.

Quais sãos os requisitos necessários para atuar como contador no Canadá?

Contadores estrangeiros que planejam trabalhar com status de residente temporário ou mesmo aplicar para um dos vários programas de imigração canadense devem ser altamente proficientes em inglês ou francês ou em ambos. Não precisamos dizer que ele será responsável validar e assinar relatórios contáveis e, qualquer interpretação de texto errada por gerar um problema bastante sério por aqui.

Somente a título de curiosidade, declarações de renda pessoa física cujas as informações contenham erros podem gerar uma multa de $ 2.500 CAD ao contribuinte, então, tenha em mente que vencer a barreira do idioma será sua primeira tarefa importante antes de começar a trabalhar como contador no Canadá.

Um resultado de aprovação no teste de inglês canadense ou francês será necessário para adquirir elegibilidade através de sistemas de pontos como Express Entry ou ARRIMA (caso escolha a província do Quebec para imigrar).

Legislação contábil no Canadá

Antes de aceitar qualquer oferta de trabalho em contabilidade, é importante saber que todos os países têm um conjunto diferente de regras de contabilidade a considerar, sendo assim, se você não possui uma formação ou certificação que atenda ao regime contábil e fiscal canadense será necessário complementar sua formação cursando algum programa técnico ou de Pós-graduação no Canadá.

Dedicamos um tempinho extra em nossa redação para pesquisar algum fatos importantes sobre a contabilidade no Canadá.

Ano fiscal canadense – O ano fiscal canadense começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro, todos dentro do mesmo ano. As empresas têm a opção de criar um ano fiscal de 12 meses consecutivos a partir da data em que a empresa decide iniciar as suas atividades.

Normas de Contabilidade – As empresas publicamente responsáveis são obrigadas a usar as IFRS de acordo com o GAAP canadense. As empresas que não respondem publicamente têm a opção de usar o IFRS ou as Normas de Contabilidade para empresas privadas. O Accounting Standards Board do Canadian Institute of Chartered Accountants (AcSB) fornece padrões de informações contábeis e financeiras.

Relatórios Contábeis – As contas financeiras do Canadá geralmente consistem em um balanço patrimonial, uma conta de lucros e perdas, uma demonstração de lucros retidos e uma demonstração de fluxo de caixa. Balanço: 12 meses consecutivos pré-determinados; Ativos, Responsabilidades e Saldo do acionista.

Requisitos de Publicação – O relatório das demonstrações financeiras e balanços deve ser concluído anualmente. As empresas encontradas na bolsa de valores são obrigadas a fornecer relatórios financeiros trimestrais.

Órgãos Profissionais de Contabilidade – Contadores Profissionais Certificados do Canadá (CICA), Ordem dos Contadores de Gestão Certificados (CMA), Conselho Canadense de Responsabilidade Pública (CPAB), Associação de Contadores Gerais Certificados do Canadá (CGA).

Certificação e Auditoria – As empresas precisarão procurar um revisor oficial de contas para realizar uma auditoria anual do estado de saúde financeira da organização.

Quais são as formas de imigração canadense mais rápidas para contadores?

Depois vencer etapas como proficiência no idioma, reconhecimento de seu diploma profissional é possível seguir por alguns caminhos até a residência permanente no Canadá.

Para que você se familiarize com os melhores programas ou estratégias de imigração para contadores, escolhemos duas das formas mais rápidos para imigrar para o Canadá como contador.

Express Entry

Conhecida como a opção mais rápida de residência permanente no Canadá, a Express Entry é um sistema de pontos que o governo canadense usa para selecionar e recrutar candidatos que planejam entrar no país para viver e atuar como trabalhadores qualificados. Um das vantagens deste sistema é que ele permite que você aplique para um processo de imigração estando ou não em seu país de origem, sendo possível obter a residência permanente ao chegar em solo canadense.

Contadores experientes podem se beneficiar muito com este programa, fornecendo um histórico de sua experiência em contabilidade no país de origem.

Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA)

O Visto de Trabalho para Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA) é outra ótima maneira de entrar no país como contador imigrante.

Para que você possa ser contratado para trabalhar no Canadá por um empregador local, este deverá providenciar um documento LMIA positivo, isso mostrará ao governo que há uma necessidade real de um trabalhador estrangeiro assumir o cargo.

Uma vez que seu empregador canadense tiver uma aprovação para o seu LMIA, você poderá solicitar uma permissão de trabalho para viver como residente temporário até que possa estar apto a aplicar para um status de residência permanente.

LEIA TAMBÉM: Canadá: Entenda como funciona o LMIA

Outros caminhos

Há dezenas de outros programas que podem ser aplicados uma vez que você tenha trabalhado para um empregador canadense por pelo menos um ano, veja alguns deles:

Canadian Experience Class (CEC) – O CEC faz parte do incrivelmente popular sistema de imigração Express Entry, com tempos de processamento de menos de seis meses. A entrada expressa de imigração é para candidatos que pretendem viver em qualquer província que não seja Quebec. Como requisito mínimo, você deve ter pelo menos um ano de experiência profissional canadense qualificada.

Programas Provinciais de Nomeados (PNPs) – PNPs são programas de mini-imigração organizados pelas províncias e territórios do Canadá. Algumas províncias têm PNPs que permitem que graduados internacionais se inscrevam diretamente para o status de residente permanente.

Programa de Experiência de Quebec (PEQ) Se você concluiu a educação em Quebec, há uma grande possibilidade de se qualificar para o PEQ. Este é um programa de residência permanente específico para aqueles que estudaram e / ou trabalharam em Quebec. Mas! Atenção: o PEQ requer que você tenha habilidades intermediárias avançadas em francês, portanto, certifique-se de aprender o idioma enquanto estiver estudando ou trabalhando.

LEIA TAMBÉM: PEQ: Por que esse programa atrai tantos imigrantes para o Canadá?

Alguns programas, a depender da província, não exigem o processo de obtenção de uma Avaliação de Impacto do Mercado de Trabalho (LMIA) para contratar trabalhadores estrangeiros, normalmente eles são designados como programas piloto. Estes programas possuem um número limitado de vagas para certas profissões em demanda com prazo determinado para iniciar e encerar.

Algumas províncias possuem mais demanda que outras para profissionais de contabilidade, então é interessante que esteja atento a estes programas, pois as inscrições seguem um criterioso sistema de requisitos antes de conceder um status favoráveis a residência permanente.

Imigrando para o Canadá como estudante de contabilidade

Como estudante internacional você tem a oportunidade de oferecer algo que muitas empresas no Canadá buscam no mercado, a chamada “experiência canadense”. Já falamos disso aqui várias vezes, mas não custa relembrar. Empregadores canadenses buscam por profissionais no exterior pelo simples fato de a demanda do mercado ser muito superior a quantidade de formandos que as universidades canadenses entregam todos os anos.

Dados do statistics Canadá mostram que pelo menos 60% dos estudantes internacionais decidem permanecer no país após se formarem devido a melhores ofertas de emprego e salário em relação aos seus países de origem.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Cursar um college ou universidade no Canadá focado num mercado de alta demanda é certamente uma das formas mais assertivas de começar uma carreira de sucesso, com alta qualidade de vida e garantias de que a residência permanente é somente uma questão de tempo, uma vez que após se formar é possível estender sua permanência no Canadá através do PGWP ou Permissão de trabalho pós-graduação.

LEIA TAMBÉM: Vantagens de uma Pós-Graduação no Canadá

Com uma permissão de trabalho de até 3 anos será fácil construir uma história profissional dentro do Canadá e estar apto a programas como CEC, PNP ou PEQ em pouco mais de um ano.

E onde eu moraria no Canadá?

Como o local onde você trabalha afeta diretamente sua qualidade de vida, pois é preciso levar muito a sério esse critério quando estiver postulando uma oportunidade de trabalho. Mesmo em tempos de teletrabalho, é importante considerar que há uma grande diferença tanto do custo de vida como no estilo de vida entre as províncias canadense.

E essas diferenças não se limitam apenas a questões geográficas, estamos falando de idioma, clima, custo de vida, sistema de saúde e até mesmo o sistema de imigração. Esteja atento ao fato de que um salário de C$ 62.500 por ano pode ser muito bom na província do Quebec, onde o custo de vida está entre os mais baixos do Canadá, mas você está pronto para falar francês? Por outro lado, viver com estes mesmos sessenta mil em Vancouver talvez limite um pouco seu estilo de vida, já que esta cidade é considerada uma das mais caras do mundo.

Para dar uma ideia do quanto o mesmo salário pode afetar seu estilo de vida, tome como exemplo a província do Quebec, onde a média salarial é C$ 39 mil por ano (C$ 13 mil a menos que a média nacional). Fica claro que com C$ 62.500 de receita, será bem mais confortável administrar seu orçamento.

Como disse, embora o Canadá seja um lindo país com uma abundância de atividades para desfrutar, é necessário considerar em qual província você gostaria de morar com base em seu estilo de vida e preferências.

Listamos algumas as cidades com as maiores taxas de empregabilidade para profissionais de contabilidade no Canadá. Cada uma bastante distinta da outra, mas todas cheias de oportunidades incríveis:

Toronto

O centro de financeiro do Canadá, situado na costa norte do Lago Ontário, é a província mais ao sul do Canadá que você pode trabalhar, o que significa que tem invernos menos extremos e verões mais quentes. Profissionais de contabilidade na província de Ontário contam com uma média salarial C$ 58.000 por ano. Com a maior densidade demográfica de todas as províncias é natural que o mercado seja acirrado e salário seja menos competitivo.

Vancouver

No canto inferior da costa oeste do país está Vancouver, British Columbia, a cidade possui uma vida noturna agitada e um centro vibrantes do Canadá. Profissionais de contabilidade na província da Columbia Britânica contam com uma média salarial C$ 57.500 por ano. Seguindo a mesma tendência de Ontário, a média salarial sofre um pouco com o volume de profissionais, sendo necessário um bom equilíbrio financeiro para adequar as contas em uma das cidades mais caras do mundo.

Montreal

Regularmente eleita como uma das cidades mais bonitas do Canadá, Montreal tem um toque distintamente europeu por causa de sua grande população francesa. A mistura perfeita de Europa e Canadá precisa e muito de contadores, principalmente se você for capaz de lidar com clientes em inglês e francês, vantagem adicional que pode lhe render alguns bônus no setor contábil e financeiro. Como já informado, a média salarial para a província do Quebec está em C$ 62.500.

LEIA TAMBÉM: Guia de cidades Canadá: Vivendo em Montreal

Calgary

No coração do Canadá, na fronteira com o requintado Parque Nacional de Banff e Jasper, fica a capital de Alberta, Calgary. Devido ao seu rápido crescimento econômico e por possuir um dos maiores parques industriais e petroquímicos do Canadá, a demanda por profissionais de contabilidade é bem alta. A média salarial para a província de Alberta está em C$ 60.000.

É claro que existem muitas outras cidades onde você pode atuar como contador no Canadá, as que listei acima estão entras mais densas e consequentemente oferecem mais oportunidades.

E você? quando vai começar sua buscar pelo emprego dos seus sonhos?

Precisa de orientação para buscar oportunidades de trabalho no setor contábil canadense? Quer se preparar para uma carreira nesta área? Entre em contato hoje mesmo um de nossos especialistas. Fale conosco aqui.

Modelo de Banner Blog Coaching Profissional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

Quer trabalhar no Canada?

Mas não sabe
como COMEÇAR

BAIXE GRÁTIS RESUME + COVER LETTER
Você sabia que o primeiro passo é adaptar seu currículo para o formato canadense?

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.