fbpx
estudantes 2 - Ótima notícia para estudantes internacionais e empregadores canadenses após mudança no PGWP

Ótima notícia para estudantes internacionais e empregadores canadenses após mudança no PGWP

A mudança no programa de autorização de trabalho vai beneficiar estudantes internacionais e empregadores canadenses oferencendo mais flexibilidade após termino do programa PGWPs. Se você é estudante e quer continuar trabalhando no Canadá esse é o momento para comemorar. Continue lendo para saber mais.


Os estudantes são mesmo a bola da vez no Canadá

Além de seu sistema educacional de classe mundial e alto padrão de vida, o Canadá oferece outra vantagem importante para os estudantes internacionais: acesso a uma Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (PGWP).

O PGWP é uma autorização de trabalho aberta que pode ser usada para obter experiência de trabalho canadense, um recurso valioso na obtenção do status de residente permanente no Canadá.

Ganhar experiência de trabalho no Canadá é frequentemente um fator chave para ajudar os candidatos a se qualificarem com sucesso para vários programas de imigração, incluindo Express Entry, Provincial Nominee Program (PNP) e ARRIMA.

O Express Entry é o principal caminho de imigração do Canadá para o RP e um sistema baseado em pontos e leva em consideração fatores de capital humano.

A experiência de trabalho no Canadá dá àqueles que usam esta rota valiosos pontos adicionais para seu Sistema de Classificação Abrangente (CRS), tornando-os mais competitivos em comparação com outros candidatos potenciais no pool.

LEIA TAMBÉM: PGWP: Vantagens oferecidas ao estudante no Canadá

Os graduados e com experiência de trabalho canadense também terão mais chances de sucesso ao se inscreverem nos PNPs ou, no caso de terem estudado em Quebec, no Programa de Experiência do Quebec (PEQ).

Além de sua importância para os estudantes internacionais, os empregadores canadenses também se beneficiam significativamente dos PGWPs.

Do lado do empregador

Normalmente, para contratar um estrangeiro, os empregadores canadenses devem passar por um processo um pouco mais demorado e e mais caro conhecido como Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA), que é uma aplicação que eles devem apresentar para provar que tentaram contratar um canadense, mas não conseguiram faça isso.

LEIA TAMBÉM: Como obter um visto de trabalho fechado no Canadá

Esse procedimento, no entanto, não é necessário para indivíduos com uma permissão de trabalho aberta, como portadores de PGWP. Portadores de permissão de trabalho aberta, portanto, muitas vezes fornecem aos empregadores canadenses a oportunidade de reter o talento estrangeiro tão necessário sem os encargos e barreiras normalmente associados a este processo.

Barreiras

Embora o processo inicial de contratação de alguém em um PGWP possa não exigir muito trabalho braçal por parte do empregador, o mesmo não pode ser dito se o empregador quiser que o estrangeiro continue trabalhando além da data de expiração do PGWP.

As autorizações de trabalho têm uma duração limitada e é aí que frequentemente reside o problema com o PGWP.

Na grande maioria dos casos, um PGWP não pode ser prorrogado e uma aplicação para o LMIA deve ser submetido e aprovado antes que o trabalhador possa solicitar uma nova autorização de trabalho específica do empregador.

O que muda com nova política para o PGWP?

Em 8 de janeiro de 2021, o governo canadense introduziu uma nova política que permitirá que ex-alunos internacionais com PGWP vencido ou expirando se inscrevam para uma nova autorização de trabalho em aberto.

Especificamente, a nova política permitirá que os indivíduos que atendam às seguintes condições se inscrevam para uma autorização de trabalho aberta de 18 meses:

  • Ter um PGWP que expirou em ou após 30 de janeiro de 2020, ou um PGWP que expirou em 4 meses ou menos a partir da data de aplicação;
  • Estar no Canadá;
  • Ter um status temporário válido ou está se inscrevendo para restaurar seu status.

O processo de inscrição está definido para abrir amanhã, 27 de janeiro, e vai até 27 de julho de 2021.

Essa mudança de política permitirá que muitos empregadores canadenses que empregam estrangeiros em um PGWP o façam sem ter que passar pelo processo demorado e caro que geralmente era exigido no passado.

Para muitos empregadores canadenses que estão se beneficiando de talentos estrangeiros, isso significa que eles não precisarão comprometer a qualidade de sua força de trabalho como resultado das restrições da imigração canadense.

Ser capaz de manter os trabalhadores de que precisam, independentemente da nacionalidade ou status de imigração, será inestimável para muitas empresas canadenses e para a economia canadense como um todo.

LEIA TAMBÉM: Estudantes incapazes de cumprir o requisito de experiência de trabalho canadense para o PGWP terão outra chance

Precisa de ajuda estudar e trabalhar no Canadá? Entre em contato com conosco agora e tire do papel seu plano Canadá! Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: