Por que o Canadá tem negado tantos vistos para estudantes durante o COVID-19 - Neway for you

Por que o Canadá tem negado tantos vistos para estudantes durante o COVID-19

375 views

Consultores em imigração canadense costumam afirmar que recusas em visto de estudo sempre existiram, mas um número tão grande em um curto espaço de tempo nunca foi visto no passado. Fato que fez um bom número de estudantes internacionais tweetarem que a recusa tem estado em torno dos 60% nas últimas semanas. Ao longo deste post explicaremos as possíveis razões pelas quais esse número rejeições tem estado tão alto durante a pandemia, e como você pode evita-la.
André Salles
André Salles
Publicado em: 11 de agosto de 2021

Atualizado em: 31 de agosto de 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando rapidamente sobre a negação de vistos pela imigração canadense.

Assista abaixo:

Efeitos da pandemia na imigração canadense

Nas últimas duas semanas, um grande número de solicitações de visto de estudante foi recusado pelo Alto Comissariado Canadense, e mesmo os alunos com notas altas no IELTS e aqueles que já estão matriculados para estudos online em faculdades canadenses, estão enfrentando a recusa. Agora, esses alunos terão que solicitar novamente o visto de estudante.

A recentes notícias sobre a reabertura das fronteiras canadenses tanto para trabalhadores, imigrantes com processo aprovado e estudantes internacionais podem estar sendo uma das principais motivações, dado o volume de requisições na fila de espera, mas será que apenas o aumento destas solicitações tem sido motivo suficiente negar o visto?

Quantos vistos de estudante foram negados pelo Alto Comissariado Canadense recentemente?

Segundo informações no meio profissional e do próprio IRCC, o número está na casa dos milhares. Quase todos os estudantes como aplicação em andamento nas últimos semanas enfrentou algum tipo de recusa. Mesmo os estudantes que estão tendo aulas online após obterem a Aprovação do Visto em Princípio (AIP), o que significa atender às condições de admissão, incluindo a liberação do IELTS e o envio da taxa de um ano, no ano passado, estão sendo recusados, como alguns consultores vem afirmando.

A boa notícia é que recentemente o Brasil entrou para a lista de países com processamento de visto acelerado, o chamado (SDS). Você pode conferir a matéria em detalhes neste post aqui: Canadá acaba de incluir o Brasil em seu programa Student Direct Stream (SDS)

Quais seriam as razões prováveis ​​para essas negações?

Devido à pandemia e suspensão dos voos para o Canadá, há um grande acúmulo de estudantes internacionais na fila de espera para o tratamento de seus vistos. Conforme afirmação recorrentes dos agentes de imigração do IRCC, “Tem sido difícil para o Canadá acomodar um número tão grande de alunos em apenas alguns meses, mesmo após a retomada dos voos. Portanto, os vistos para os alunos cujos dossiês não eram fortes do ponto de vista de seus cursos ou com base em suas condições financeiras foram recusados​​.”

LEIA TAMBÉM: Estudar no Canadá: como escrever uma carta de apresentação

Eles acrescentam: “Se alguém tem que fazer um ano de trabalho em apenas alguns meses, tudo fica mais difícil“. Fazendo uma análise bem fria desse cenário, podemos dizer que, recusar os vistos ainda na primeira fase pode ser uma das formas encontradas pelos agentes do IRCC de ganhar tempo para se preparar e, em seguida, acomodar este enorme atraso na vinda nos últimos 6-7 meses. Além disso, os alunos com vistos rejeitados terão mais tempo para melhorar suas aplicações.

Existem outros motivos importantes de rejeição que incluem a seleção dos cursos pelos alunos. Por exemplo, se um estudando tem um histórico acadêmico fraco, que pode ser julgado por sua porcentagem, seja no secundário ou na graduação, somado a uma pontuação insuficiente no exame de proficiência de idioma, e ele ou ela optar por um curso difícil, é provável que a recusa seja certa.

Em outro plano, se o estudando tiver um histórico impecável e optar por um curso fácil, um que ele já tenha cursando em seu país por exemplo, então o oficial de imigração também pode recusá-lo com base no motivo pelo qual o requerente pretende refazer o mesmo curso.

Quais são as opções disponíveis para estudantes cujos vistos foram rejeitados?

Quando os estudantes internacionais recebem uma negação de visto, eles recebem uma carta de recusa geral e não especificam o motivo real. Para saber o motivo claro, os aplicantes devem obter as notas no Global Case Management System (GCMS) ou através do Computer Assisted Immigration Processing System (CAIPS).

Estas notas ficam à sua disposição no prazo de 35 a 40 dias a partir do cargo da alta comissão e depois de as passar pode candidatar-se, esclarecendo todas as dúvidas que motivaram a recusa.

Também há motivações para negação do visto estudo canadense em cenários onde estudantes internacionais que, mesmo obtendo boas notas em exames de proficiência como IELTS, não possuem um bom histórico acadêmico.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Os alunos com histórico acadêmico fraco podem se inscrever para estudar no exterior?

Sim, claro. Há vários cursos disponíveis para os estudantes internacionais de todas as áreas, incluindo artes, ciências, gastronomia e comércio e oferta de mais áreas não para por ai. O Canadá segue na lista de países onde a diversidade de diplomas, reconhecidos globalmente, tem cada vez mais atraído alunos dos quatro cantos do mundo.

Leia também:

E não apenas oferecendo formações em inglês. Cerca de 30% da população canadense fala francês e, cursar um college ou universidade neste idioma é bastante acessível, principalmente se você optar por uma vida estudantil na província de Quebec. Além disso, também é possível fazer um programa de estudos nos dois idiomas.

Para programas como inteligência artificial, cientista de dados, robótica, antropologia etc. existem vários novos cursos que terão uma enorme demanda nos próximos, mas para isso, você dever ter em mente que seu histórico acadêmico e proficiência no idioma será colocado a prova. Para estes, um pouco mais de esforço, preparação e paciência dão conta do recado.

LEIA TAMBÉM: Novo programa de imigração Quebec Tech Workers começou a aceitar inscrições

Como os consultores de imigração atuam nos casos de visto de estudante canadense negado?

Os aplicantes ao um visto de estudante canadense terão que, em primeiro lugar, realocar seus casos nas mãos de profissionais competentes e aqui vale um alerta. Existem muitas, mais muitas pessoas no mercado atuando como intermediários ou apenas curiosos se intitulando consultores ou advogados de imigração.

Tenha muito cuidado com esse tipo de “profissional”, pois muitos atuam sem registro ou apenas terceirizam ou quarterizam serviços.

Algo que pode lhe render sérios problemas em seu processo, incluindo prejuízos financeiros, além do risco de inelegibilidade para novas tentativas de aplicação.

Para atuar como consultor de imigração canadense regulamentando, é necessário que este profissional seja registrado em entidades reguladoras como ICCRS/CRCIC para processos ligados a imigração federal ou registro provincial para processos em Quebec. Funciona como as entidades de classe no Brasil como a OAB para os advogados. Sempre que contratar algum serviço, verifique se este profissional possui tais credencias.

Feito isso, e uma vez que esteja em boas mãos, o próximo passo será redigir uma declaração de propósito (SOP) de forma muito clara, onde o aplicante deve dizer por que vai estudar no Canadá, quais são os planos de pós-estudo, o perfil acadêmico e a razão para selecionar o curso, college ou universidades, etc.

É nesse momento que a larga experiência de um consultor fará toda a diferença em seu processo de reaplicação do visto, uma vez que este profissional sabe bem como “não” deixar pontas soltas, que, normalmente, são os principais alvos dos agentes de imigração na hora de negar seu visto de estudante canadense.

Concluindo

Via de regra, um bom perfil acadêmico do estudantes, incluindo condições financeira condizentes como seu projeto e programa de estudos no Canadá desempenham um papel muito importante em seu processo porque, devido aos graves retrocessos para as economias em todo o mundo, todos os países, principalmente o Canadá, desejam receber estudantes internacionais que somem pontos a sua economia.

LEIA TAMBÉM: “5 razões comuns pelas quais seu visto de estudante canadense pode ser negado

Não é preciso dizer que além de futuros profissionais, estes estudantes também são responsáveis por movimentar bilhões de dólares todos os anos no Canadá, o que faz do intercâmbio um negócio muito rentável cofres do governo.

Considere apenas que esta não é apenas uma via de mão única. Investir num programa de estudos no Canadá, é de longe um dos melhores ativos que você pode agregar em sua carreira. Sabemos que este sonho tem um preço, mas o retorno é rápido e certo. E não sou quem está afirmando isso, mas sim, os milhares de estudantes internacionais, hoje formados, com suas carreiras em curso, em solo canadense ou não.

Nos vemos no próximo post! Aquele abraço!

Como reverter a negação de meu visto de estudante no Canadá? Agende hoje mesmo um conversa com nossos consultores regulamentos. Clique aqui para saber como.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
REVIEWS

Não há reviews ainda para este post. Seja o primeiro a escrever um.

VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS

partiu CANADÁ!

Descubra como fazer seu intercâmbio no Canadá de um jeito seguro.

Send Mail 1a

Já se cadastrou?

+10.000 inscritos em nossa newsletter, só falta você.

Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.