fbpx
carreiras no canada - 17 carreiras em demanda no Canadá nos próximos 5 anos

17 carreiras em demanda no Canadá nos próximos 5 anos

Para todos aqueles abertos a explorar possibilidades de carreiras fora do Brasil, o Canadá oferece excelentes posições em vários campos. De motoristas de caminhão a engenheiros aeroespaciais, o número de vagas disponíveis segue sempre em uma curva ascendente. A boa notícia é que tais profissões podem ser a chave para uma carreira segura cheia de ótimas recompensas financeiras nos próximos 5 anos.


Além da matéria, que você pode conferir ao longo deste post, também gravamos um vídeo com André Salles (diretor Neway) explicando sobre como o Canadá considera questões de idade para estudo e trabalho. 

Assista abaixo:

Os canadenses continuam passando seu bastão para as próximas gerações

Não é a primeira vez que falamos aqui sobre a crescente necessidade do Canadá de importar trabalhadores estrangeiros qualificados. As lacunas deixadas por sua população economicamente ativa em declínio em razão do envelhecimento continuam.

Com as crescentes taxas de aposentadoria esperadas entre a geração baby boomer (ou seja, entre as pessoas nascidas entre os anos de 1946 e 1965), os próximos 5 anos serão um excelente momento para você iniciar uma nova carreira.

Os baby boomers constituem o maior grupo demográfico do Canadá e estão começando a se aposentar. De acordo com a Statistics Canada, a geração baby boomer representava quase 26% da população em 2018.

E em 2024, um em cada cinco canadenses terá 65 anos ou mais. Como resultado, muitas oportunidades de emprego fantásticas podem se tornar disponíveis para estudantes como você, seja através de um college ou universidade.

Leia também:College ou Universidade no Canadá: Qual caminho seguir?

Portanto, para ajudá-lo a identificar onde essas oportunidades de carreira podem existir, descobrimos 17 das principais carreiras em demanda no Canadá nos próximos anos. As áreas de carreira listadas abaixo não apenas apresentam um elevado número de vagas previstas; elas também têm uma escassez prevista de trabalhadores qualificados para ocupá-los.

As informações sobre salários, perspectivas de emprego e idade de aposentadoria foram extraídas do banco de dados do Banco de Empregos do Governo do Canadá neste ano de 2020. O total de vagas abertas é para o período de 2020 a 2026.

Confira a seguir os 17 empregos de alta demanda no Canadá:

1 – Enfermeira Registrada

Quando se trata dos empregos mais necessários no Canadá, a enfermagem pode muito bem estar no topo da lista. Dois fatores principais estão impulsionando a demanda por mais enfermeiras. A primeira é que os baby boomers estão chegando à idade de aposentadoria. Como resultado, espera-se que mais e mais enfermeiras que fazem parte dessa geração em breve se aposentem de seus empregos.

Em 2016, a idade média dos enfermeiros registrados no Canadá era de 42. Portanto, cerca de metade da força de trabalho desses profissionais tem entre 42 e 65 anos. Além disso, um número substancial de enfermeirosse aposentam antes dos 65 anos. (A idade média de aposentadoria era de 62 anos em 2016.)

O segundo fator principal que está impulsionando a demanda de enfermagem é o envelhecimento da população geral do Canadá. Idosos e idosos geralmente têm maiores necessidades de cuidados de saúde do que as gerações mais jovens. Portanto, à medida que os baby boomers continuam a envelhecer, espera-se que a demanda por cuidados médicos cresça, resultando em uma série de novos empregos. Na verdade, de 2017 a 2026, pode haver uma escassez de cerca de 13.200 enfermeiras registradas em todo o país.

Leia também: Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Enfermeiros são necessários em todas as províncias e territórios. Por exemplo, as associações de enfermagem de Ontário relatam que os hospitais daquela província enfrentam cerca de 10.000 vagas para cargos de enfermagem. Os profissionais também são cada vez mais importantes nas pequenas cidades rurais e comunidades remotas do Canadá.

Em áreas onde não há ou há acesso limitado a clínicos gerais e médicos de família, os enfermeiros geralmente assumem funções como prestadores de cuidados primários. Portanto, este trabalho é certamente uma opção que pode oferecer muitas oportunidades em quase todos os cantos do país.

Título original da profissão:Registered Nurse

Total de vagas abertas – 157.100
Províncias e territórios com maior demanda – todos, exceto Saskatchewan e Newfoundland e Labrador.
Salário médio por hora – CAD$ 37,60
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Nunavut, Territórios do Noroeste e Yukon
Formação básica exigida – diploma de bacharel e registro em uma autoridade reguladora provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

2 – Motorista de caminhão

A economia canadense possuem umas das maiores e melhores malhas ferroviárias e rodoviárias do mundo, mas são os caminhoneiros as grandes estrelas aqui, afinal, pilotar algumas toneladas sob condições climáticas tão extremas não é para qualquer um. A verdade é que não há jovens adultos suficientes entrando nessa indústria para preencher a lacuna de trabalhadores aposentados.

Em 2016, a média de idade dos caminhoneiros de transporte era de 46 anos. Portanto, aproximadamente metade da força de trabalho dos motoristas de caminhão tem entre 46 e 65 anos. Isso significa que um número significativo de trabalhadores se aposentará nas próximas décadas. É por isso que o país poderia ficar sem quase 11.500 caminhoneiros durante o período de 2020 a 2026.

A direção de caminhões está quase no topo da lista de carreiras em demanda na Colúmbia Britânica. WorkBC prevê que a província poderia ter cerca de 13.336 vagas de trabalho para caminhoneiros de 2020 a 2029. E essa é apenas uma província.

O Canadá é um grande país. Motoristas de caminhão de transporte dedicados são necessários em quase todos os lugares para transportar mercadorias comerciais de costa a costa. É um dos empregos mais importantes em demanda.

A vida de todos os canadenses é afetada por motoristas de caminhão. No entanto, algumas áreas dependem muito mais dos caminhoneiros do que outras. Por exemplo, algumas partes do país são muito remotas. Os residentes nessas áreas costumam contar com os motoristas de caminhão para trazer produtos importantes como alimentos e roupas. Portanto, ao se tornar um motorista de caminhão, você pode assumir um papel essencial para ajudar a manter o país próspero e conectado.

Título original da profissão: Truck Driver

Total de vagas abertas – 114.700
Províncias e territórios com maior demanda – PEI, Nova Escócia, Ontário, Quebec, BC e Yukon
Salário médio por hora – $ 21,67
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Yukon, Territórios do Noroeste e Alberta
Formação básica exigida – Conclusão do treinamento para motoristas de caminhão; também deve obter licenciamento e endossos adequados

3 – Professor universitário ou vocacional

Instruir em nível universitário e vocacional é outra das carreiras demandadas no Canadá, em grande parte, pelas crescentes taxas de aposentadoria da força de trabalho atual. De acordo com dados de 2018, metade da força de trabalho tem mais de 46 anos e muitos instrutores se aposentam por volta dos 64 anos.

Durante o período de 2020 a 2026, o país poderia carecer de cerca de 3.500 instrutores. E esse número pode crescer à medida que os governos provinciais e federais continuem a apoiar o sistema pós-secundário.

Os professores universitários e vocacionais ensinam em instituições públicas e privadas que oferecem programas acadêmicos, técnicos e vocacionais. Você pode ensinar qualquer coisa, desde beleza até justiça criminal, artes culinárias e design.

Você descobrirá que os requisitos de educação e experiência para ser um professor variam muito, dependendo do ambiente de trabalho. Uma instituição com foco acadêmico provavelmente exigirá que você tenha um diploma de mestrado, enquanto uma instituição com foco vocacional pode aceitar um diploma ou bacharelado, desde que você tenha ampla e relevante experiência no setor.

Portanto, é importante identificar seus objetivos de carreira desde o início para ter certeza de que está buscando as melhores oportunidades de educação e experiência de trabalho.

Título original da profissão: College or Vocational Instructor

Total de vagas abertas – 42.600
Províncias e territórios com maior demanda – Ontário, Quebec e BC
Salário médio por hora – $ 37,93
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Nunavut, Territórios do Noroeste e Alberta
Formação básica exigida – Varia de diploma (combinado com experiência na indústria relacionada) a mestrado

4 – Consultor de gestão empresarial

Em um mercado global em expansão que está se tornando cada vez mais competitivo, é mais importante do que nunca que as empresas sejam enxutas e produtivas. Para atingir esse objetivo, as empresas costumam contratar consultores de gestão para ajudá-los.

Devido a um aumento esperado na demanda por serviços de consultoria profissional, combinado com a aposentadoria e transição de trabalhadores para outras posições, consultoria de gestão é um dos empregos mais procurados.

O número de aposentadorias neste setor deverá ser maior do que a média até 2026. Essa é uma ótima notícia para alguém como você, que gostaria de trabalhar como consultor de gestão empresarial. E há várias maneiras de se preparar para isso. Muitas pessoas começam obtendo um diploma relacionado a negócios e, em seguida, ganham experiência trabalhando em diversos setores e cargos.

Mas os consultores de gestão também podem se beneficiar de um treinamento em áreas como tecnologia ou viagens, turismo e hospitalidade, dependendo das áreas em que desejam se especializar. Então, você realmente pode ter muitas opções.

Título original da profissão: Business Management Consultant

Total de vagas abertas – 39.900
Províncias e territórios commaior demanda – BC, Manitoba, New Brunswick, Nova Scotia, Ontário, PEI, Quebec e Saskatchewan
Salário médio por hora – $ 36,55
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Alberta, Saskatchewan e BC
Formação básica exigida – diploma relacionado a negócios ou bacharelado, combinado com experiência relevante no setor

5 – Soldador

A soldagem é um dos empregos com alta demanda, principalmente devido ao crescimento de novos empregos, e não às taxas de aposentadoria. Afinal, a força de trabalho de soldagem é um pouco mais jovem do que muitas outras. (A idade média dos soldadores em 2016 era de 39 anos.) Portanto, a taxa de aposentadoria atual em soldagem não é tão alta quanto em muitos outros campos de carreira.

Devido aos avanços contínuos no setor de manufatura, os soldadores com habilidades de alto nível provavelmente terão melhores oportunidades de trabalho do que aqueles com habilidades apenas básicas. Soldadores que possuem habilidades de adaptação, podem usar uma variedade de técnicas (como FCAW, GMAW, GTAW e SMAW) e além de terem de acesso a projetos de maior demanda.

Título original da profissão: Welder

Total de vagas abertas – 24.000
Províncias e territórios com maior demanda – BC e PEI
Salário médio por hora – $ 25,00
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Alberta, Newfoundland e Labrador e BC
Formação básica exigida – Conclusão do treinamento vocacional ou de um programa de aprendizagem; certificação comercial também pode ser necessária

OFERTAS

Black Friday

CURSOS DE IDIOMAS COM ATÉ 40% OFF

PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ 30 DE NOVEMBRO (ESCOLAS CREDENCIADAS) 

QUERO RECEBER

6 – Enfermeira prática licenciada

Enfermagem prática licenciada, ou LPN em ingles, está quase no topo da lista dos empregos mais procurados no país – pelos mesmos motivos da enfermagem registrada. O envelhecimento da população está colocando mais demandas no sistema de saúde e uma força de trabalho se aposentando está criando a necessidade de substituir os trabalhadores.

Embora a força de trabalho da enfermeira prática licenciada (LPN) seja mais jovem do que a do (Enfermeiras registradas) RN, um número crescente de aposentadorias ainda é esperado nos próximos anos. Na verdade, de 2017 a 2026, cerca de 4.300 empregos LPN poderiam ficar vagos em todo o país devido à escassez de mão de obra.

Portanto, se você deseja fazer a diferença e desempenhar um papel importante na prestação de cuidados de saúde de alta qualidade, tornar-se um LPN pode ser uma oportunidade incrível.

Título original da profissão: Licensed Practical Nurse

Total de vagas abertas – 32.400
Províncias e territórios com maior demanda – BC, New Brunswick, Nova Scotia, PEI, Quebec e Alberta
Salário médio por hora – $ 26,30
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Saskatchewan, Alberta e Manitoba
Formação básica exigida – diploma e registro em uma autoridade reguladora provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

7 – Assistente ocupacional ou fisioterapêutico

Em geral, a população de idosos e idosos está vivendo mais e muitos desses canadenses desejam desfrutar de estilos de vida saudáveis ​​pelo maior tempo possível. Assistentes ocupacionais e de fisioterapia frequentemente desempenham um papel importante para que isso aconteça.

Além disso, os hospitais adotaram modelos de atendimento ambulatorial para liberar leitos e, com frequência, oferecem serviços de terapia ocupacional e fisioterapia como parte dessa estratégia.

Os terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e seus assistentes realizam um trabalho importante que ajuda as pessoas a gerenciar os problemas de movimento, mobilidade e habilidades para a vida resultantes de lesões, doenças e outras condições físicas ou mentais.

Leia também: Quebec: Escassez de mão de obra continua sendo um grave problema para província

Você pode assumir uma função crítica que ajude as pessoas a viver com mais conforto, melhorar ou manter sua mobilidade ou mesmo estender o tempo em que são capazes de viver com mais independência.

Esse é, sem duvidas, um bom campo profissional a ser considerado, porque a assistência ocupacional e de fisioterapia é considerada uma das futuras carreiras em demanda. À medida que a população envelhece, a necessidade de tais serviços só deve aumentar.

(Observe que o total de vagas de emprego para os assistentes ocupacionais e de fisioterapia são incluídos em uma categoria ocupacional maior que inclui outros assistentes terapêuticos, como técnicos de audiologia, massoterapeutas e auxiliares de fonoaudiologia.)

Título original da profissão: Occupational or Physiotherapy Assistant

Províncias e territórios de maior demanda – New Brunswick, Ontário, Manitoba, Alberta, Quebec, BC e Saskatchewan
Salário médio por hora – $ 23
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Saskatchewan, Newfoundland e Labrador e Alberta
Formação básica exigida – Diploma de formação.

8 – Engenheiro ou Designer de Software

Você está tentando descobrir quais carreiras técnicas estão em alta? Bem, a engenharia e o design de software são definitivamente um deles. Espera-se que quase 21.000 empregos sejam criados em engenharia de software entre 2020 e 2026. Algumas dessas vagas serão devido à necessidade de substituir trabalhadores que passam para cargos de gerência, vendas ou engenharia de nível superior, mas a maioria deles será devido à criação de novos empregos.

O crescimento previsto nos setores de computação, telecomunicações e tecnologia móvel deve alimentar a demanda por engenheiros e desenvolvedores de software. Além disso, o crescimento em setores como fabricação de máquinas e equipamentos pode impulsionar ainda mais a demanda.

Como resultado, você poderá buscar muitas oportunidades potenciais em uma carreira de alta tecnologia relacionada ao design e desenvolvimento de sistemas e aplicativos de software.

Título original da profissão: Software Engineer or Designer

Total de vagas abertas – 20.700
Províncias e territórios de maior demanda – Saskatchewan, PEI, New Brunswick, Quebec, Nova Scotia, Ontário e BC
Salário médio por hora – $ 43,27
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Alberta, Ontário e Manitoba
Formação básica exigida – Bacharelado

Leia também: A indústria de games em Quebec esta contratando e os salários não tem nada de brincadeira

9 – Engenheiro Aeroespacial

Se você está procurando carreiras com altos salários em demanda, a engenharia aeroespacial vai oferecer grandes chances no mercado de trabalho. Com poucos profissionais disponíveis, espera-seque 3.900 trabalhadores estejam disponíveis no mercado até 2024. Junto com o crescimento da indústria, empregos também podem ser abertos devido à aposentadoria, promoção e transferência de trabalhadores para outras posições.

À medida que as frotas de aeronaves do Canadá e as regulamentações ambientais e de segurança mais rígidas entram em vigor, espera-se que a demanda por aeronaves atualizadas aumente. Portanto, agora pode ser um ótimo momento para ingressar na indústria de engenharia aeroespacial.

Como o cérebro por trás dos sistemas aeroespaciais, veículos e seus componentes, você pode ter responsabilidades relacionadas à pesquisa, projeto, desenvolvimento, instalação, teste e manutenção.

Título original da profissão: Aerospace Engineer

Total de vagas abertas – 17.000
Províncias e territórios com maior demanda – Nova Escócia, Ontário e Quebec
Salário médio por hora – $ 39,42
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Quebec, Ontário e Nova Escócia
Formação básica exigida – bacharelado e, possivelmente, licenciamento provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

10 – Eletricista Industrial

Os eletricistas desfrutam de alguns dos melhores empregos no setor especializado. Eletricistas industriais, em particular, estão em alta demanda. De fato, de 2020 a 2026, até 1.200 empregos de eletricista industrial poderiam ficar por preencher por falta de mão de obra qualificada. Isso se deve a uma combinação de trabalhadores aposentados, tendo promoções, passando para outros cargos de eletricista e diferentes carreiras.

À medida que mineração, operações de gás e manufatura se tornam mais automatizadas, mais indústrias dependem de eletricistas industriais. Isso pode ser benéfico para pessoas como você, que desejam iniciar uma carreira de eletricista industrial. Você pode se preparar para assumir a importante tarefa de instalação, teste, manutenção e reparo de máquinas e equipamentos industriais.

Título original da profissão: Industrial Electrician

Total de vagas abertas – 14.500 (inclui eletricistas do sistema de energia)
Províncias e territórios com maior demanda – Nova Escócia, PEI e Ontário
Salário médio por hora – $ 33,19
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Saskatchewan, Alberta e BC
Formação básica exigida – Conclusão do treinamento vocacional ou de um programa de aprendizagem; certificação comercial também pode ser necessária

11 – Piloto de aeronave

Junte-se às fileiras de pilotos aéreos do Canadá que desfrutam de alguns dos empregos mais demandados e bem pagos do país. Em 2016, a idade média dos pilotos era de 45 anos. Como muitos trabalhadores se aposentam aos 61 anos, espera-se que vários empregos estejam disponíveis em breve.

De 2020 a 2026, até 4.500 vagas podem não ser preenchidas por falta de mão de obra qualificada. (Essa estimativa inclui pilotos, bem como controladores de tráfego aéreo, marítimo e ferroviário.)

Existem muitas oportunidades de trabalhar como piloto no Canadá. Muitos pilotos trabalham para companhias aéreas comerciais de pequeno, médio e grande porte, voando nacional e internacionalmente. Outros optam por trabalhar como pilotos de helicóptero.

Alguns trabalham como pilotos transportando pessoas e entregando mercadorias aos locais mais remotos do Canadá. Portanto, além de companhias aéreas privadas e comerciais, também existem oportunidades disponíveis nos setores de viagens de aventura, mineração, extração de madeira, combate a incêndios e médicos.

(Observe que o total de vagas de emprego, os pilotos são categorizados em um grupo ocupacional maior de transporte aéreo que inclui engenheiros e oficiais dos setores marítimo e ferroviário.)

Título original da profissão: Aircraft Pilot

Total de vagas abertas – 14.200
Províncias e territórios com maior demanda – Quebec, Manitoba, Alberta, BC e Yukon
Salário médio por hora – $ 38,81
Formação básica exigida – Conclusão do treinamento do piloto; também deve obter licença de piloto adequada

12 – Farmacêutico

Como o envelhecimento da população requer mais ajuda farmacêutica para se manter saudável e um número crescente de lojas de varejo oferecem serviços de farmácia (muitas 24 horas por dia), a demanda por farmacêuticos qualificados no Canadá continuará a crescer.

Outro fator que impulsiona a demanda é o fato de que muitos trabalhadores dessa área deverão se aposentar nos próximos anos. Na verdade, o Banco de Empregos do Governo do Canadá informa que 43% das 15.000 vagas de trabalho para farmacêuticos entre 2020 e 2026 virão de aposentadorias.

Os farmacêuticos são especialistas em medicamentos que desempenham um papel fundamental na educação do paciente. Eles supervisionam a dispensação de medicamentos e orientam os pacientes sobre o uso de cada medicamento.

Seu papel se expandiu nos últimos anos, com algumas províncias permitindo que os farmacêuticos renovem as receitas ou mesmo prescrevam certos medicamentos. Este é um campo com enorme potencial no Canadá nos próximos anos.

Título original da profissão: Pharmacist

Total de vagas abertas – 15.000
Províncias e territórios com maior demanda – New Brunswick, Ontário, Manitoba, Saskatchewan e BC
Salário médio por hora – $ 50,31
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Quebec, Alberta e Manitoba
Formação básica exigida – diploma de bacharel e registro em uma autoridade reguladora provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

13 – Psicólogo

Com mais atenção sendo dada às questões de saúde mental e bem-estar em todos os setores da população, os psicólogos terão um dos empregos mais procurados no Canadá nos próximos cinco anos.

Na verdade, as projeções do governo mostram que até 1.100 empregos podem ficar por preencher entre 2020 e 2026 devido à falta de psicólogos treinados, principalmente devido aos efeitos do confinamento durante o COVID-19, que vem aumentando de forma significativa a necessidade desses profissionais.

Ao ingressar nesta carreira você pode oferecer aconselhamento e terapia a pessoas que lutam contra depressão, ansiedade e outras condições neurológicas crônicas. Você também pode escolher entre uma ampla variedade de especialidades, incluindo psicologia infantil, psicologia comportamental ou psicologia cognitiva.

Título original da profissão: Psychologist

Total de vagas abertas – 16.500
Províncias e territórios com maior demanda – PEI, Nova Escócia, New Brunswick, Quebec, Ontário, Manitoba, Saskatchewan e BC
Salário médio por hora – $ 40,00
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Saskatchewan, Alberta e Nova Escócia
Formação básica exigida – mestrado ou doutorado

14 – Steamfitter ou Pipefitter

À medida que as fábricas e outras instalações industriais atualizam e reajustam seus sistemas de tubulação, iniciam novos projetos de construção industrial e atualizam seus sistemas de sprinklers, os fabricantes de vapor e encanamentos devem continuar a ter empregos sob demanda.

Alguns empregadores relatam que é difícil encontrar trabalhadores qualificados agora. Além disso, espera-se que as aposentadorias em andamento de montadores de vapor e encanamentos aumentem as dificuldades de contratação já vivenciadas.

Agora pode ser o momento ideal para você aprender o ofício, para que possa trabalhar com sistemas de sprinklers e sistemas de tubulação que transportam todos os tipos de substâncias, incluindo produtos químicos, combustível, vapor e água. Suas responsabilidades podem incluir layout, fabricação, montagem, manutenção, solução de problemas e reparo de uma variedade de sistemas.

Total de vagas abertas – 7.100
Províncias e territórios com maior demanda – Ontário
Salário médio por hora – $ 36
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Saskatchewan, Alberta e PEI
Formação básica exigida – Conclusão do treinamento vocacional ou de um programa de aprendizagem; certificação comercial também pode ser necessária

Leia também: Como é imigrar para o Canadá depois dos 40 anos

15 – Estimador de construção

A BuildForce Canada prevê que, embora o crescimento recorde dos últimos anos possa desacelerar, os novos projetos de construção no Canadá devem continuar a uma taxa moderada em todo o país. Isso significa oportunidades contínuas para estimadores de custos. Metade da força de trabalho dos estimadores de construção tem mais de 43 anos, e muitos estimadores se aposentam aos 64 anos.

As empresas estão reconhecendo a importância crescente de ter controles de custos eficazes para gerenciar seus resultados financeiros. E é exatamente isso que os estimadores de construção os ajudam a fazer.

Ao assumir uma das profissões de alta demanda no Canadá, você pode avaliar custos e preparar estimativas e orçamentos para uma variedade de projetos de construção relacionados a áreas como arquitetura, elétrica, mecânica, estrutural e civil.

Título original da profissão: Construction Estimator

Total de vagas abertas – 6.400
Províncias e territórios com maior demanda – BC, Nova Escócia, Ontário e Quebec
Salário médio por hora – $ 31,25
Províncias e territórios que pagam melhores salários – BC, Alberta e Saskatchewan
Formação básica exigida – certificado ou diploma; A certificação do Instituto Canadense de Pesquisadores de Quantidade (CIQS) pode ser necessária

16 – Técnico ou Assistente Veterinário

A força de trabalho da saúde animal é um pouco mais jovem do que muitas outras. Em 2016, a mediana de idade dos profissionais de saúde animal era de 33 anos. Portanto, muito do crescimento do emprego no campo será devido à criação de novos empregos, além de um pequeno número de trabalhadores se aposentando e outros saindo para cargos diferentes.

As pessoas amam seus animais de estimação e os canadenses são campeões nesse quesito, tanto que o país é conhecidos por imigrantes como super pet friendly. Sendo assim, é normal eles estejam dispostos a gastar muito para garantir que seus bichinhos sejam saudáveis ​​e bem cuidados.

Só em 2018, os canadenses gastaram coletivamente mais de US $ 8,8 bilhões em seus animais de estimação. Portanto, agora pode ser um excelente momento para você ingressar na área de cuidados com animais e colocar sua paixão por animais para trabalhar.

Título original da profissão: Veterinary Technician or Assistant

Total de vagas abertas – 5.500
Províncias e territórios com maior demanda – Quebec, Ontário e BC
Salário médio por hora – $ 18
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Alberta, PEI e Manitoba
Formação básica exigida – Diploma; pode ser necessário registrar-se em uma associação nacional, provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

17 – Óptico distribuidor

A crescente demanda por produtos ópticos resultou diretamente em um aumento na necessidade de oftalmologistas. Além disso, o mercado é altamente competitivo, então optometristas, clínicas e lojas de ótica acham importante ter oculistas experientes e amigáveis ​​que possam ajudá-los a atrair e reter clientes.

Também se prevê que, devido ao crescimento e envelhecimento da população, a demanda por óculos aumentará e isso pode levar a uma falta de mão de obra de 600 oculistas.

Como um oftalmologista distribuidor, você poderia trabalhar em consultórios oftalmológicos, clínicas e lojas de varejo enquanto auxiliava os clientes com seus óculos de grau e lentes de contato. Suas funções podem incluir selecionar, solicitar e encaixar esses produtos, bem como montar lentes em armações.

No passado, essas tarefas costumavam ser atribuídas a assistentes administrativos, mas o crescente reconhecimento da importância de oftalmologistas devidamente treinados mudou isso, o que ajudou a aumentar a demanda.

Título original da profissão: Dispensing Optician

Total de vagas abertas – 5.700
Províncias e territórios de maior demanda – Nova Escócia, Quebec, Saskatchewan, Alberta e BC
Salário médio por hora – $ 24,00
Províncias e territórios que pagam melhores salários – Ontário, Terra Nova e Labrador, Novo Brunswick e Nova Escócia
Formação básica exigida – diploma e licenciamento de um órgão regulador provincial ou territorial

Leia também: Profissões regulamentadas no Canadá: Seu guia

Concluindo

Agora que você descobriu alguns dos empregos mais necessários no Canadá nos próximos cinco anos, comece a se preparar para fazer parte dessa força de trabalho o quanto antes. Para muitas das carreiras listadas acima, você pode se surpreender com a rapidez com que pode concluir seu treinamento.

Com exceção de algumas profissões como; psicologia, engenharia e cursos que exigem uma formação em nível superior (geralmente 4 a 5 anos), muitas das funções listadas aqui necessitam apenas de uma formação em College ou Vocacional, que pode ser alcançada com pouco mais de 1 ano de curso em regime integral (full time).

Leia também: “Sistema educacional no Canadá: Seu guia completo

Fazer um college pode ser a porta de entrada para uma dessas posições e ainda garantir um processo imigração com respectivas de residência permanente ainda mais rápidas, já que o próprio governo canadense reafirmou recentemente em seu Plano de Níveis de Imigração que trabalhadores qualificados são a bola da vez mais do que nunca.

Leia também: Canadá lança seu Plano de Níveis de Imigração 2021-2023

Também não estamos dizendo aqui que trilhar um caminho de sucesso profissional através de uma universidade não deixará margem para empregabilidade num futuro próximo. Pelo contrário ficou evidente que profissões mais especializadas pagem bem melhor, mas para isso também cobram o seu preço, exigindo um maior investimento de tempo e financeiro.

Além disso, quem disse que não é possível vir como profissional formado no Brasil? Para esse tópico sugerimos que leia este texto aqui. “10 passos para construir uma carreira internacional”

Por outro lado, investir em uma formação com rápida inserção no mercado de trabalho canadense pode ser algo que caiba no bolso e traga recompensas a curto prazo, com salários e condições de trabalho bastante dignas se comparadas a as mesmas funções oferecidas na terra do samba e futebol.

Precisa de ajuda para estudar e imigrar para o Canadá? O que você esta esperando para começar seu projeto? Liga, escreve ou manda um inbox em nossas redes sociais hoje mesmo! Entre em contato com conosco agora mesmo e tire do papel seu plano Canadá! Saiba mais clicando aqui.

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: