Como imigrar para o Canadá como especialista em Cyber Security | Neway for you

Como imigrar para o Canadá como especialista em Cyber Security

33 views

Para os que pensam que somente o Brasil está na lista dos campeões de fraudes eletrônicas eu tenho uma boa e má notícia. A má é que esse é um problema de alcance global a medida que ficamos cada vez mais dependentes de tecnologia. A boa é que não vai faltar emprego para quem escolher essa área de atuação. E se estivermos falando de países como o Canadá, a notícia não é apenas boa, ela é ótima, pois profissionais desse setor estão sendo contratados a peso de ouro nas terras geladas no norte.
Atualizado em: 10 de junho de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Cenário do mercado de cyber security no Canadá

A pandemia de COVID-19 revolucionou a forma como muitas pessoas vem trabalhando desde 2020, mas infelizmente não trouxe o melhor de todos. Com grandes avanços, também vieram os problemas de segurança, uma vez que trabalhar remotamente exige das empresas uma maior preocupação em manter informações sigilosas sob controle.

Nesse contexto, sempre há pessoas sem escrúpulos tentando tirar alguma vantagem de empresas e pessoas desatentas. Assim como vemos no Brasil, o Canadá é alvo constante de golpes. Somente nesse último ano seu sistema de saúde teve links direcionados, cyber criminosos varreram os servidores do governo em busca de nomes, SINs (número do seguro social – o equivalente ao nosso CPF), endereços, datas de nascimento e informações bancárias e de cartão de crédito de milhares de canadenses para fazer uma verdadeira festa com estes dados.

Eles também tentaram induzir os canadenses a clicar em links que os levariam a sites maliciosos, enviados por meio de mensagens de texto, e-mails e aplicativos de mídia social. Uma vez no site, o código malicioso começa a ser baixado em dispositivos para roubar informações pessoais.

O golpe do seguro social continua sendo um dos campeões, principalmente para os recém chegados. Assim que você contrata uma linha de celular, não vai demorar muito para começar a receber as famosas chamaras eletrônicas que simulam um agente do governo federal informando que seu número do seguro social foi usado indevidamente e que você precisa acessar o site do governo para corrigir.

Agora pare por um minuto para pensar em tudo que você faz no seu telefone, tablet ou laptop. Você faz suas transações bancárias online? Você tem uma carteira móvel? Você bate papo nas redes sociais ou manda fotos para amigos? Você tem suas atribuições armazenadas lá?

Não seria ótimo se você pudesse ficar online e não se preocupar com criminosos que tentam roubar seu dinheiro ou identidade?

Bom, acho que agora ficou clara a razão pela qual esses profissionais estão com tanta demanda por aqui. Buscar constantemente por soluções para proteger sistemas de informação, os dados sobre eles, e os serviços que prestam é basicamente a rotina desses especialistas. Trata-se de proteger os sistemas dos quais todos os canadenses dependem, como saúde, bancos, telecomunicações, energia e transporte. Trata-se de proteger as empresas, grandes ou pequenas.

LEIA TAMBÉM: Você sabia que o Canadá pode se tornar próximo Vale do Silício?

Sem dúvida uma das profissões com maior demanda nos próximos anos.

Mas vamos logo ao que todos querem saber, os números

Segundo dados levantados pela consultoria Deloitte Canadá, somente no de 2020, foi registrado um aumento de 7% na demanda por profissionais em Cyber Security no Canadá, e essa taxa continua crescendo para 2021, principalmente depois das mudanças na forma de trabalhar caudadas pela pandemia.

3.5 milhões, essa é a estimativa do número de postos de trabalho vagos em todo o mundo em 2021 para profissionais em Cyber Security como aponta o estudo realizado pelo grupo Herjavec, uma das maiores autoridades em cyber segurança de grandes corporações.

C$ 97.500 por ano, essa é a média salarial de um profissional em Cyber Segurança que atue na província do Quebec segundo dados do site de recrutamento ca.talent.com.

Somente a título de referência, a média salarial no Canadá é de C$ 50 mil por ano, mas se estivermos falando do Quebec, essa média cai para 39 mil devido ao baixo custo de vida da província.

Sem fazer muitas contas você já deve ter entendido que investir uma fração dessa média salarial numa formação neste setor vai gerar um retorno significativo em pouco mais de 1 ou dois anos a depender do seu background. E não estamos falando apenas de trabalhar no Canadá, empresas americanas estão desesperadas por estes profissionais, afinal, eles possuem as sedes das maiores corporações digitais do planeta.

LEIA TAMBÉM: Empresas norte-americanas estão expandindo seus negócios para o Canadá em busca de talentos

Setores da indústria canadense onde estes profissionais estão atuando no momento

Nos últimos 20 anos, os avanços da tecnologia mudaram a maneira como as pessoas se comunicam, fazem transações bancárias, fazem compras e passam o tempo. E, apesar de seu pequeno tamanho de mercado, o Canadá foi o terceiro país mais visado para possíveis ataques cibernéticos em 2018.

A crescente ameaça de ataques cibernéticos tornou governos e indústrias mais conscientes da necessidade de proteger e defender as informações e sistemas dos quais os canadenses confiam. Como resultado, a segurança cibernética está crescendo como uma disciplina reconhecível que abrange várias especialidades em ciências, matemática, negócios, ciências sociais e faculdades de computação e engenharia.

Embora apenas um subconjunto de empresas participe diretamente, produzindo ou vendendo soluções de segurança cibernética ou criando ou operando redes, todas as empresas usam a tecnologia para fornecer seus produtos e / ou serviços com segurança e eficiência aos consumidores. Como resultado, a segurança cibernética se tornou mais importante para proteger os sistemas de computador de todas as empresas em todos os setores.

Que empresas estão contratado estes profissionais de Cyber Security?

Todas! Essa afirmação pode soar como exagero, mas não está longe da verdade. Empresas de todos os setores têm informações proprietárias que precisam proteger. Eles também têm as informações pessoais de seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios para proteger.

Bancos, escolas, escritórios de advocacia, instalações médica, serviços públicos, todos tem informações e sistemas que precisam de proteção. Empresas que projetam sistemas ou novas tecnologias, ou empresas que realizam trabalhos de design, possuem propriedade intelectual que precisa ser protegida.

Além disso, depois da explosão no varejo on-line causada pelas restrições de saúde importas pela pandemia, este setor ficou ainda mais vulnerável a ataques cibernéticos a medida que mais pessoas começaram a comprar online usando seus cartões de crédito.

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

LEIA TAMBÉM: Empregos em e-commerce no Canadá: Tudo o que você precisa saber para ter uma carreira de sucesso neste setor

Basicamente, se uma empresa usa a Internet ou uma rede para realizar suas tarefas, ela precisa de profissionais de segurança cibernética! A cyber security é fundamental para bons negócios.

Empresas do setor privado e agências governamentais oferecem excelentes oportunidades de carreira. Além disso, as habilidades e a experiência adquiridas em ambos os setores são atraentes para ambos os tipos de empregadores.

Portanto, a mobilidade de um para o outro é sempre uma opção. Os fatos abaixo destacam porque os profissionais de segurança cibernética estão em alta demanda.

  • Qualquer dispositivo conectado à Internet é vulnerável a ataques cibernéticos.
  • Em todo o mundo, haverá cerca de 38,6 bilhões de dispositivos conectados à Internet em 2025. (Fonte: strategyanalytics.com)
  • Ataques cibernéticos acontecem a cada 39 segundos. (Fonte: securitymagazine.com)

O que fazem exatamente estes profissionais em Cyber Security?

O lado positivo da segurança cibernética como profissão é que ela abrange muitos campos diferentes. Existem funções extremamente técnicas. Mas também existem muitos campos diferentes que contribuem para a postura de segurança de uma empresa (quão boas são suas defesas cibernéticas).

À medida que as empresas de hoje realizam mais negócios online, a necessidade de profissionais de cyber security continua a crescer. As funções de trabalho podem ser separadas em quatro categorias básicas, então deixe seus interesses guiá-lo na escolha de uma carreira como:

GERENCIAR E ANALISAR – Gerenciar e fornecer orientação e suporte para garantir que uma organização conduza um trabalho eficaz de segurança cibernética. As funções incluem consultor jurídico cibernético, analista de políticas, diretor de privacidade e analista de risco.

PROTEGER E DEFENDER – Detecte, previna, responda e se recupere de ameaças e incidentes cibernéticos. As funções incluem avaliador de ameaças cibernéticas, cientista / modelador de dados, analista de big data, analista de segurança cibernética, analista de segurança da informação, analista de avaliação de vulnerabilidade e testador de penetração.

PROJETAR E DESENVOLVER – Desenvolva, proteja, teste e integre hardware, software e sistemas ao longo do ciclo de vida de um produto. As funções incluem arquiteto de segurança, engenheiro de segurança, desenvolvedor de aplicativos e desenvolvedor de software seguro.

OPERAR E MANTER – Administrar, manter e oferecer suporte para garantir desempenho eficaz e eficiente e segurança cibernética. As funções incluem operador de segurança de rede, criptanalista e especialista em suporte técnico.

Sem experiência ou velho demais para começar?

Então, você decidiu dar o salto e se inscrever em um programa de Cyber Security. E agora, você pergunta? “Serei capaz de encontrar um emprego na área depois de me formar mesmo sem ter experiência de trabalho em segurança cibernética?”

LEIA TAMBÉM: Como é imigrar para o Canadá depois dos 40 anos

As chances estão a seu favor. Considere o seguinte: graduados em programas de segurança cibernética tendem a ser rapidamente recrutados por organizações dos setores público e privado. Na verdade, a escassez de profissionais de cyber security é tão evidente que as organizações estão treinando novamente os funcionários em habilidades básicas de segurança cibernética no trabalho!

LEIA TAMBÉM: Canadá: Existem mais empregos em tecnologia agora do que antes do COVID-19

Como um graduado qualificado em um programa de Cyber Security, você com certeza será um candidato atraente para muitos empregadores.

Alguns programas de formação em Cyber Security no Canadá

Os programas listados a seguir possuem currículos baseados no sistema educacional do Quebec, o que trás uma vantagem adicional na formação desses profissionais, uma vez que a língua francesa, idioma oficial dessa província, permite ao estudante fazer uma imersão em um ambiente bilingue tanto na escola como no trabalho, principalmente na cidade de Montreal.

Falar francês, além do inglês, no Canadá nunca foi tão importante como agora. Tanto empresas como governo estão cada vez mais em busca de perfis bilíngues, mas isso não quer dizer que cursar um programa em inglês na província do Quebec limite suas chances no mercado de trabalho. Profissionais de TI se encaixam muito bem no mercado falando apenas o inglês, a diferença é que com o tempo, o francês também fará parte de sua rotina abrindo mais portas para todo o Canadá, inclusive.

Há uma demanda muito grande em outras províncias por profissionais bilingues, pois o francês é falado aproximadamente por 8 milhões pessoas no país. Isso representa cerca de 22% da população canadense e consequentemente 22% de clientes e empresas que precisam de atendimento em francês.

É importante salientar que existem algumas diferenças quanto aos diplomas na província do Quebec, mas você mesmo pode verificar isso neste post: “Tipos de diplomas de no Quebec

Segurança de Rede e Privacidade Cibernética Ética (hacking ético) 

  • Idioma: Inglês | Francês
  • Diploma: AEC (ACS)
  • Duração: 1100 Horas | 24 Meses

Ciência da Computação – Gestão de Redes e Segurança

  • Idioma: Inglês | Francês
  • Diploma: DEC (DCS)
  • Duração: 2670 Horas | 36 Meses

Desenvolvimento de aplicativos de segurança

  • Idioma: Francês
  • Diploma: AEC (ACS)
  • Duração: 24 Meses

Redes de Computadores e Segurança

  • Idioma: Inglês | Francês
  • Diploma: AEC (ACS)
  • Duração: 1275 Horas | 24 Meses

Administração e Segurança em Redes de Computadores

  • Idioma: Inglês
  • Diploma: AEC (ACS)
  • Duração: 1440 Horas | 24 Meses

Para mais informações sobre estes programas entre em contato com nossos consultores educacionais clicando aqui. (Este atendimento é gratuito).

Quer estudar no Canada?

Inscreva-se agora e receba nosso guia completo para estudantes internacionais. Da escolha da escola até a residência permanente, tudo o que você precisa saber.

Imigrando para o Canadá como estudante de Cyber Security

Como estudante internacional você tem a oportunidade de oferecer algo que a maioria das empresas no Canadá tem buscado, a chamada “experiência canadense”. Já falamos sobre tema aqui no blog várias vezes, mas não custa relembrar.

Empregadores canadenses buscam por profissionais no exterior em razão grande escassez de mão de obra qualificada, pois a demanda do mercado ainda é muito superior em relação a quantidade de formandos que colleges e universidades canadenses entregam todos os anos.

Dados do statistics Canadá mostram que pelo menos 60% dos estudantes internacionais decidem permanecer no país após se formarem devido a melhores ofertas de emprego e salário em relação aos seus países de origem.

Inclua nesse cenário o fato de que o Canadá possui uma lacuna enorme de mão de obra na faixa etária entre 25 e 50 anos e temos muitos mercados, não apenas o de Cyber Security, sofrendo com a carência de trabalhadores estrangeiros dispostos a se adaptar a uma nova cultura, clima e idioma.

LEIA TAMBÉM: “Canadá: a dura realidade de um país onde faltam trabalhadores qualificados

Por outro lado, estudantes internacionais passam por todo esse processo durante seu programa de estudo, incluindo o estágio profissional. Viver no Canadá por pelo menos 2 anos provê a esses estudantes um diferencial de adaptabilidade que muitos empregadores procuram, uma vez que trabalhadores estrangeiros muito qualificados tentem a ser muito voláteis no mercado, o que representa um investimento com certo risco para empregadores depois gastar alguns dólares em processos de imigração para importar esses profissionais.

Cursar um college ou universidade no Canadá focado num mercado de alta demanda é certamente uma das formas mais acertivas de começar uma carreira de sucesso, com alta qualidade de vida e garantias de que a residência permanente é somente uma questão de tempo.

Caminhos para a residência permanente canadense como estudante de Cyber Security

Existem alguns programas diferentes de residência permanente dos quais você deve estar ciente. Cada um desses programas possui um conjunto diferente de critérios de elegibilidade e um processo de inscrição diferente, tudo dependerá do seu perfil, idioma ou provincia que escolher viver. Entre estes caminho irei listar os mais populares.

Canadian Experience Class (CEC) – O CEC faz parte do incrivelmente popular sistema de imigração Express Entry, com tempos de processamento de menos de seis meses. A entrada expressa de imigração é para candidatos que pretendem viver em qualquer província que não seja Quebec. Como requisito mínimo, você deve ter pelo menos um ano de experiência profissional canadense qualificada.

LEIA TAMBÉM: Imigração canadense em maio: Resumo completo Express Entry

Programas Provinciais de Nomeados (PNPs) – PNPs são programas de mini-imigração organizados pelas províncias e territórios do Canadá. Algumas províncias têm PNPs que permitem que graduados internacionais se inscrevam diretamente para o status de residente permanente.

Programa de Experiência de Quebec (PEQ) – Se você concluiu a educação em Quebec, há uma grande possibilidade de se qualificar para o PEQ. Este é um programa de residência permanente específico para aqueles que estudaram e / ou trabalharam em Quebec. Mas! Atenção: o PEQ requer que você tenha habilidades intermediárias avançadas em francês, portanto, certifique-se de aprender o idioma enquanto estiver estudando ou trabalhando.

LEIA TAMBÉM: PEQ: Por que esse programa atrai tantos imigrantes para o Canadá?

Concluindo

Bom, espero mesmo que tenha ajudado em sua busca por uma carreira, seja para trabalhar no Canadá ou mesmo em qualquer parte do mundo.

Um das reflexões que deixo sobre esta profissão é o fato de que independente do país onde você trabalhe, a curva de crescimento para esse setor continuará ascendente por muito tempo, principalmente em razão dos novos tempos de pandemia em que vivemos.

O mercado para profissionais da área de TI nunca esteve tão aquecido no Canadá e próprio governo tem feito grandes esforços para manter esses profissionais no país facilitando o acesso a residência permanente.

LEIA TAMBÉM: Novo programa de imigração Quebec Tech Workers começou a aceitar inscrições

Se faltou algum tópico importante que não tenha abordado, por favor, deixei seu comentário, terei o maior prazer em responde-lo.

Aquele abraço!

Nos vemos no próximo post!

Precisa de ajuda para definir um programa de estudo na área de tecnologia da informação?Ligue hoje mesmo e fale com nosso time de consultores especializados e certificados clicando aqui.

Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional
Modelo de Banner Blog Consultoria Educacional

Conheça um pouco mais sobre nossos serviços entrando em contato conosco ou acessando nossas redes sociais Facebook e Instagram, ou venha tomar um café com a gente, caso esteja em Montreal.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no telegram
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
VEJA TAMBÉM

Inscreva-se em nossa Newsletter

garota morena apontando para cima
BUSCA
Categorias
PRÓXIMOS EVENTOS
Information 1

desculpe-nos :(

Sessão indisponível no momento, tente mais tarde.